good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Uma história sobre a água na Biblioteca Municipal

As crianças da Creche e do Jardim de Infância do Seixo da Beira estiveram esta terça-feira, 29 de janeiro, na Ludoteca da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital para assistir à atividade “Margot e Ondina”, uma história sobre as aventuras de duas gotas de água e que sensibiliza as crianças para a importância da preservação da água.

Esta história, que tem como cenário o fundo do mar, foi ouvida com muita atenção pelos mais pequenos, fascinados com o enredo e com o próprio cenário, uma vez que todos os elementos desta história, desde as personagens aos adereços e elementos decorativos, foram executados com recurso ao aproveitamento de material reciclado.

A representação da história “Margot e Ondina”está a decorrer desde o início do mês de janeiro e é dirigida às crianças que frequentam o ensino pré-escolar. Tem ainda a particularidade de ir ao encontro do Projeto Educativo do Agrupamento Brás Garcia de Mascarenhas, e será visionada por todos os alunos desta faixa etária. A sua realização resulta do trabalho de articulação entre a Ludoteca da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital e as educadoras de infância do ensino pré-escolar, o que possibilita que as atividades promovidas naquele espaço respondam às necessidades do nível de ensino deste agrupamento.

A colaboração entre as instituições tem possibilitado igualmente que, no caso em que os alunos do pré-escolar não possam deslocar-se à Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, as técnicas da Ludoteca vão até às escolas, onde dinamizam as iniciativas que integram o calendário de atividades, fomentando uma aproximação entre instituições e com as próprias crianças.

O ano 2013 foi declarado pela Organização das Nações Unidas como o Ano Internacional da Cooperação pela Água, e a dramatização desta história é também uma forma de familiarizar os mais pequenos para as questões relacionadas com este bem tão precioso, que devemos poupar e utilizar de forma eficiente.

Bem vindo