good-review
Veja o que
temos a oferecer
Conhecer mais
destination
Vivencie a nossa
qualidade de vida
Conhecer mais
Serviços
map4
Visite o nosso
património classificado
Conhecer mais
bench
Aventure-se nos
percursos pedestres
Conhecer mais
compass
Explore a nossa
diversidade cultural
Conhecer mais
museum
Participe dos
nossos eventos
Ver Agenda
Bem-vindo
a Oliveira do Hospital
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Um Inverno com Saúde

O Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte (ACES PIN) divulgou um conjunto de recomendações no âmbito do “Programa de Contingência para as Temperaturas Extremas Adversas” que visa sensibilizar a população para os cuidados a ter com a saúde no tempo frio.

No boletim informativo com conselhos para um “Inverno com Saúde 2013-2014”, do presente mês de janeiro, as autoridades de saúde concretizam várias recomendações para enfrentar o frio e as temperaturas baixas que passam por cuidados como vestir várias camadas de roupa adequadas à temperatura ambiente em vez de uma única muito grossa; proteger as extremidades do corpo, utilizando luvas, gorros, meias quentes; fazer refeições mais frequentes dando preferência às sopas e à ingestão de bebidas e alimentos quentes.

Aconselham ainda a população que, no caso de ter de realizar um trabalho com muito esforço, deve proteger-se com roupa adequada; deve evitar-se o arrefecimento do corpo realizando pequenos movimentos com os dedos braços e pernas.

Adverte-se ainda para uma particular atenção e cuidados na utilização de equipamentos para o aquecimento, como lareiras, braseiras, salamandras ou equipamentos a gás em que deve ser mantida uma correta ventilação das divisões evitando a acumulação de gases nocivos à saúde.

“Faça Chuva ou faça Sol, vacine-se a partir de outubro até ao final do Inverno” é outra das recomendações do ACES PIN que adverte a população para alguns procedimentos a manter no caso de estar doente com gripe, tais como: lavar as mãos com frequência com água e sabão; evitar o contacto das mãos com olhos, nariz e boca; tapar nariz e boca quando espirrar e tossir; limpar frequentemente as superfícies ou objetos mais sujeitos a contacto com as mãos.

Deve ainda evitar-se o contacto próximo com pessoas com gripe ou afastar-se de outros se estiver doente. Além de reforçar a importância da adequada lavagem das mãos, um procedimento que deve ter a duração de 40-60 segundos, as autoridades informam ainda que para mais informações pode ser contactada a Linha de Saúde 24 pelo número 808 24 24 24.

“Mantenha-se atento aos avisos” das Autoridades de Saúde, do Instituto de Meteorologia e da Autoridade Nacional de Proteção Civil, sugere o ACES PIN à população em geral.

O Pelouro da Saúde da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

Bem vindo