good-review
Conheça o município
Belezas Naturais em
Oliveira do Hospital

Uma jóia escondida no coração de Portugal!
O nosso município oferece uma rica variedade de experiências para os viajantes que procuram aventuras autênticas no meio à natureza.

aventura roteiros cultura local natureza

Percurso Pedestre de Vila Pouca da Beira

Partida
Vila Pouca da Beira
Chegada
Vila Pouca da Beira
16 Km
Dificuldade
Fácil

Quem vem da EN 17 chega a um povoado de casas, uma antigas e outras atuais, desenhadas de granito. Na vila ao primeiro cruzamento vire à esquerda e suba pela estrada à direita. No cimo da vila, siga pelo caminho em frente, enquanto acompanha algumas propriedades cultivadas. A paisagem parece plana, mas no horizonte longínquo aparecem alguns montes. No cruzamento siga pela esquerda. Ao continuar caminho encontra uma encruzilhada com uma Cruz de Pedra ao meio: siga pelo segundo caminho à esquerda. O caminho está calcetado por grandes pedras, em pedra, gastas pelo tempo, e do seu lado direito avista Avô acompanhado pelo rio Alva. À beira do caminho encontra quintais cultivados e árvores de fruto que perfumarão o trajeto. À frente começa a ver o asfalto, e cedo desemboca nele. Atravessando a estrada encontrará uma estrada calcetada que desce. Seguindo vai constatando, do cimo para baixo, o recorte dos montes, o belo manto que os preenche e cada recanto da vila de Avô. Quando encontrar a primeira casa da povoação, vire à direita pelo desvio, sendo ainda possível admirar a paisagem que o acompanha. Pouco abaixo está o Alva e no caminho pode encontrá-lo por entre as curvas. Continue e no cruzamento vire à direita, subindo por entre um grande pinhal que lhe deixa ainda abertas para a visão do Alva, em baixo. Ao chegar ao alcatrão, siga pela estrada que se encontra à sua frente. Respire fundo. Vai subir até ao lugar de partida: a Cruz da Pedra, e depois vire à esquerda até ao centro de Vila Pouca da Beira.

Bem vindo