good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Tributo a João Villaret na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital numa parceria com o Rotary Club e a Universidade Sénior promove, no próximo sábado, 11 de maio, um Tributo a João Villaret para assinalar o centenário do nascimento deste vulto nacional.

O encontro decorrerá no auditório da Biblioteca Municipal, com início às 15h00, e contará com a colaboração de alguns declamadores que interpretarão alguns dos poemas que ficaram conhecidos pela voz de João Villaret. Haverá ainda um momento de participação livre aberto ao público presente neste encontro cultural. A tarde será enriquecida com a participação do Grupo de Cantares da Universidade Sénior que fará a sua estreia musical.

João Villaret foi ator, encenador e declamador de talento excecional, nascido em Lisboa a 10 de maio de 1913, cidade onde viria a falecer em 21 de janeiro de 1961. Cedo se dedicou ao teatro mas rapidamente ganhou fama como declamador. Ganhou popularidade com o célebre “Fado Falado”, um recitativo sobre melodia de fado onde a letra em vez de cantada era declamada. A poesia era uma das suas grandes paixões especialmente a de Cesário Verde que muitas vezes declamou.

Bem vindo