good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Teve início o Projeto “Escola Feliz”

Sala de aulas

Teve início a 27 de agosto (segunda-feira) o projeto “Escola Feliz”, com o qual se visa reforçar a aprendizagem nos alunos do 1.º ciclo do ensino básico (1.º CEB). Dinamizado pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital através do pelouro de Ação Social, o “Escola Feliz” é dirigido, neste primeiro ano que corresponde a uma fase experimental, aos alunos do Agrupamento Brás Garcia de Mascarenhas, prevendo-se o seu alargamento aos alunos de todos os agrupamentos do concelho a partir do próximo ano.

O projeto “Escola Feliz” tem como objetivos proporcionar a ocupação dos tempos livres numa lógica de consolidação das aprendizagens do ano letivo anterior e de preparação do novo ano; permitir o treino de competências, com vista à melhoria do desempenho escolar; e concretizar atividades que permitam um entretenimento saudável, estimulando a criatividade e o gosto pelas atividades de grupo recorrendo à utilização de materiais lúdicos e pedagógicos.

Participam neste projeto, pioneiro no país, 22 crianças, dos 6 aos 9 anos, que durante as duas próximas semanas participarão em diversas atividades que visam o seu enriquecimento pessoal, social e escolar através de uma componente lúdica e pedagógica, assente numa filosofia de ‘aprender brincando’ que possibilitará a consolidação das aprendizagens do ano transato e a preparação para o novo ano escolar.

As atividades são desenvolvidas no período da manhã, com interrupção à quarta-feira, por uma equipa multidisciplinar constituída por professores, assistentes sociais, psicólogos e animadores, aos quais se juntaram jovens monitores que frequentam o ensino superior nas Escolas Superiores de Educação de Coimbra e de Viseu e que têm neste projeto a oportunidade de praticar os conhecimentos que adquirem nos seus cursos.

Os alunos que participam no projeto “Escola Feliz” têm acesso a “um plano de trabalho detalhado, com o objetivo de os valorizar e os tornar melhores alunos, preparando o seu regresso feliz à escola no início do próximo ano letivo”, ao mesmo tempo que “se aproveita para relembrar as matérias dadas e se fomenta o hábito do regresso às aulas”, assinalou José Francisco Rolo, vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, na sessão de abertura do projeto, na qual esteve presente toda a equipa técnica associada e os encarregados de educação das crianças envolvidas.

“Escola Feliz” é um projeto desenvolvido em parceria pelo Município de Oliveira do Hospital, o Agrupamento de Escolas Brás Garcia de Mascarenhas, a Associação de Pais do Agrupamento Brás Garcia de Mascarenhas, a CPCJ de Oliveira do Hospital e diversas entidades do ensino superior.

Bem vindo