good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Taça Hugo dos Santos disputa-se em Oliveira do Hospital

A cidade de Oliveira do Hospital acolhe, nos dias 26 e 27 de janeiro a Taça da Liga Hugo dos Santos, promovida pela Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) com o apoio da Câmara Municipal, da Sociedade Recreativa Lealdade Sampaense e da Associação de Basquetebol de Coimbra.

Durante dois dias, as atenções estarão centradas no Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital, onde se disputarão os jogos que trazem até à cidade os quatro primeiros classificados da primeira volta na fase regular da Liga Portuguesa de Basquetebol: Benfica, Ovarense, Académica e CAB Madeira.

No sábado, às 15h00, com transmissão em direto na SportTV, irão defrontar-se Benfica e Ovarense, ficando para as 17h00 o encontro entre as equipas da Académica e CAB Madeira. No domingo, dia 27, a final terá lugar às 15h35, com transmissão também naquele canal desportivo, sendo que a Federação também disponibilizará a emissão do jogo no seu portal.

A Taça da Liga de Basquetebol homenageia, como o seu nome, o general Hugo dos Santos, o ex-presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol e do Comité Nacional do Minibasquete que nasceu em Oliveira do Hospital e a quem foi atribuída, em 2004, a Medalha de Mérito Municipal.

“Foi com muito gosto que a Câmara Municipal aceitou o desafio da Federação Portuguesa de Basquetebol para a organização desta fase final” afirmou Graça Silva, vereadora do Desporto, que convidou para parceira a Sociedade Recreativa Lealdade Sampaense. Além do contributo dado à logística do evento, a parceria com o clube estende-se à realização de um convívio de minibasquete, dirigido a jovens entre os 6 e os 10 anos e que durante a manhã de sábado vão poder contactar com a modalidade com a ajuda dos atletas que vestem a camisola do Sampaense. A componente desportiva será complementada com animação musical, ginástica acrobática e artes marciais, “num conjunto de atrativos que certamente vai agradar aos oliveirenses para poderem ter um fim de semana preenchido com animação e desporto”, acrescentou a vereadora com o pelouro do Desporto.

“É com orgulho que estamos a lançar esta Taça Hugo dos Santos”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, dando conta que esta iniciativa permite atingir dois objetivos: prestar homenagem a “um homem de Oliveira do Hospital” e “dar vida à cidade”. Este torneio insere-se assim num “conjunto de eventos realizados com o intuito de promover o concelho”, e a transmissão televisiva dos jogos vai ser aproveitada para “fazer o retorno do investimento através da promoção do maior acontecimento que se faz no concelho, a Festa do Queijo Serra da Estrela” que se realizará nos dias 9 e 10 de março.

Vítor Duarte, vice-presidente da FPB, sublinhou a “recetividade da Câmara Municipal para trazer este evento para Oliveira do Hospital”, concelho onde se pratica a modalidade graças ao “bom contributo do Sampaense. Estão reunidas as condições para que este evento seja um êxito”, assegurou este antigo dirigente de S. Paio de Gramaços. Palavras partilhadas pelo diretor de prova, que considerou que se irão ver “as quatro melhores equipas a disputar uma competição que tem todas as condições para se realizar com êxito”.

Presente na conferência de imprensa de apresentação da Taça Hugo dos Santos, o presidente da Sociedade Recreativa Lealdade Sampaense, Francisco Veloso manifestou a disponibilidade para colaborar em iniciativas deste género. “Foi com agrado que recebemos a notícia da realização deste torneio”, disse. Também o presidente da Secção de Basquetebol, Pedro Veloso, sublinhou o papel da Câmara Municipal, “que tem apoiado o clube de forma muito intensa” e manifestou expetativa em relação ao torneio de minibaquetebol, onde espera “conseguir captar mais jovens para as nossas equipas e ter mais jogadores locais”.

Bem vindo