good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Seminário “Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações”

Decorreu na Casa da Cultura, na passada sexta-feira, 30 de novembro, o seminário “Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações”, promovido pela Rede Social do Município de Oliveira do Hospital no âmbito das comemorações concelhias do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações.

Na abertura do seminário, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital mostrou-se preocupado com a evolução do índice de envelhecimento no concelho, notando que é necessário prepará-lo para “enfrentar uma desertificação acelerada” se não existir uma “renovação da população”.

O presidente do Município e do Conselho Local de Ação Social (CLAS) frisou ainda que “hoje as respostas para os idosos, no concelho, são diferentes e melhores” e deu como exemplo de boas práticas locais a recuperação de casas através do Programa de Conforto Habitacional, “um projeto muito interessante e que nos valoriza”.

Além de louvar o “trabalho altamente profissional das IPSS concelhias”, José Carlos Alexandrino congratulou-se pelo conjunto de ações realizadas no concelho pelo Gabinete de Ação Social, muitas delas realizadas ao longo do último ano, destacando ainda o papel da Universidade Sénior, “projeto relevante para o concelho e para as pessoas que a frequentam”.

Ramiro Miranda, diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Coimbra, também partilhou as mesmas preocupações sobre os “desafios do envelhecimento”, frisando ser fulcral “garantir a convergência de esforços e recursos para proporcionar bem-estar e uma vida com dignidade” aos idosos.

José Francisco Rolo, vereador do pelouro da Ação Social, sintetizou três vetores de reflexão na condução dos trabalhos: “a importância de se ter uma vida autónoma, a importância da participação do idoso na sociedade, e a aprendizagem ao longo da vida”.

Ao longo do dia, oradores de renome que se deslocaram a Oliveira do Hospital analisaram diversas temáticas. No painel “Envelhecer com Otimismo”, com moderação de Eduardo Gonçalves, foram oradores Helena Cadete e Núria Mendonza, enquanto Artur Abreu e Fátima Inocêncio falaram sobre a experiência da Universidade Sénior Rotary de Oliveira do Hospital,.

No segundo painel, “O papel do Idoso na Família”, Luísa Pimentel abordou a “prestação de cuidados em contexto familiar”, e André Henriques apresentou o seu projeto “Campus Saúde XXI”, sobre inovação na prestação de cuidados de saúde ao domicílio. A moderação foi de Álvaro Luís, médico no Centro de Saúde de Oliveira do Hospital.

O vereador da Ação Social, José Francisco Rolo, moderou o terceiro painel dedicado ao tema “Novos Idosos, novas Respostas e Desafios”. Foram oradores: Elizabete Pina, do Centro Distrital da Segurança Social de Coimbra, e António Filipe Chambel, da Associação Nacional de Gerontologia Social. No âmbito deste painel foram igualmente apresentados casos de experiências inovadoras como os “Centros de Noite – Experiência em Tábua” por Paula Neves, “Casas Comunitárias – Experiência em Vila Flor” e “Universitários em casas de idosos – Experiência da Universidade de Aveiro”, por Pedro Oliveira.

O seminário “Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações” foi o culminar de um ano de atividades do Ano Europeu promovidas pela Rede Social, em parceria com instituições públicas e privadas sem fins lucrativos e com intervenção social e comunitária. Nestas intervenções, destacam-se casos como o Encontro Sénior 2012 e Encontros Intergeracionais, que reuniram idosos e crianças utentes do concelho, a que se juntaram intercâmbios entre IPSS, o Projeto “Vamos adotar um Avô” ou as oficinas “Bolinhos & Bolinhós” que tornaram mais estreito o relacionamento entre crianças e mais velhos, permitindo a partilha de experiências e afetos que a todos acrescentou e engrandeceu.

Bem vindo