good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Protocolo de cooperação abre portas da Eptoliva a alunos de Cabo Verde

Assinatura de protocolo

O salão nobre da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital acolheu, esta quarta-feira, 10 de outubro, a assinatura de um protocolo estabelecido entre a Eptoliva e o Município de São Salvador do Mundo de Cabo Verde com vista dar resposta às necessidades de formação, aprofundamento dos conhecimentos e melhoria da qualificação profissional dos jovens residentes naquele município de Cabo Verde.

Como assinalou Artur Abreu, presidente da Adeptoliva, a ligação da Escola Profissional de Tábua e Oliveira do Hospital com o mundo africano tem “alicerces” vincados uma vez que já há vários anos que recebe alunos de países africanos de expressão portuguesa, nomeadamente de S. Tomé e Príncipe. Uma ligação que a escola “considera muito importante e á qual atribui grande valor” uma vez que, como frisou, “traz multiculturalidade à escola. Vivemos num mundo global e estes alunos trazem a experiência e o conhecimento dos seus países”.

O presidente da entidade gestora da Eptoliva salientou que os novos alunos que beneficiarão deste protocolo “vêm para mais do que uma escola”, dando conta de que esta dá importância “não apenas à simples transmissão dos conhecimentos mas também à formação, ao humanismo e à cooperação. Sentimo-nos orgulhosos de poder, de alguma forma, colaborar com o desenvolvimento do seu município”, disse Artur Abreu dirigindo-se ao presidente de São Salvador do Mundo. Este responsável revelou também que os alunos provenientes destes países “vêm completar os estudos para terem uma mais valia que levam de regresso aos seus países e são alunos muito empenhados no desenvolvimento do seu país de origem e por isso também um exemplo para os alunos portugueses”.

Assinatura de protocolo

“Estamos a procurar parcerias para iniciarmos um novo ciclo de cooperação, com uma agenda estratégica virada para a formação e a qualificação dos recursos humanos do nosso município e para a criação de empregos”, afirmou João Baptista Pereira, presidente de São Salvador do Mundo.

Explicando que procura aproveitar as “melhores práticas” dos municípios onde a escola profissional se encontra presente, o autarca também fez votos para que “os alunos de São Salvador do Mundo sejam também exemplos” e que continuem a perseguir a “perspetiva de se formarem para regressar à terra e dar a sua contribuição” no desenvolvimento da República de Cabo Verde.

Este autarca sublinhou que o protocolo agora firmado abrirá portas para uma “prospeção de mercado, seja do ponto de vista da necessidade que temos de formação mas também das oportunidades de negócio e investimento que o município e Cabo Verde oferece para estes dois municípios e para a comunidade portuguesa em geral”.

O repto foi aceite pelo presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, que verificou que “é possível estreitar estes laços de amizade e um dia, até, conhecermos a vossa realidade para trabalharmos em conjunto”. José Carlos Alexandrino salientou a “oportunidade que temos para estreitar relações, não só nesta área, e fazermos trabalhos comuns”.

“Iniciamos hoje uma nova relação que aproxima os dois concelhos e espero que a formação que os alunos vêm cá fazer seja fundamental para o desenvolvimento do seu município e do próprio país”, referiu o presidente da autarquia oliveirense. Sobre a Eptoliva, sublinhou que se trata de uma “escola com provas dadas em matéria de formação e empregabilidade e que tem também uma vocação e formação sólida na área do turismo”, uma área que pode ter interesse particular para Cabo Verde.

José Carlos Alexandrino explicou ao seu homólogo que Oliveira do Hospital oferece aos alunos do ensino profissional a possibilidade de seguirem os estudos no ensino superior e fez votos para que “os jovens cabo-verdianos tenham sucesso e, quando saírem da escola, saiam não só formados mas com espírito empreendedor para a criação do seu próprio emprego”. O Município de Oliveira do Hospital entregou ainda uma centena de livros ao presidente de São Salvador do Mundo para o apetrechamento de uma biblioteca local.

Bem vindo