good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

“Oliveira do Hospital trata bem o ambiente”: reflorestação no baldio de Rio de Mel

O Município de Oliveira do Hospital promove no próximo sábado, dia 20 de abril, pelas 10h00, uma ação de reflorestação no baldio de Rio de Mel, na freguesia de S. Gião, no âmbito da iniciativa “Oliveira do Hospital trata bem o ambiente”.

Desde 2010 que o Município tem concretizado uma forte aposta na reflorestação de áreas do concelho, na sua maioria fustigadas pelos incêndios, com recurso a espécies autóctones, contabilizando-se já 15 hectares plantados e valorizados. Estas ações, inseridas nos objetivos da Agenda 21 Local para Oliveira do Hospital, já foram dinamizadas no Perímetro Florestal N. Sra. das Necessidades (Gramaça, Aldeias das Dez), no Vale da Madrana (Chamusca da Beira, Lagos da Beira) e na Área Baldia das Rodas (Merujais, Penalva de Alva), a que se acrescentam plantações simbólicas de espécies autóctones no Parque dos Marmelos e Parque do Mandanelho.

Em 2013, o Município de Oliveira do Hospital avançou com mais uma iniciativa, que denominou, “Oliveira do Hospital trata bem o ambiente” e que teve início, no passado dia 15 de março, numa ação de reflorestação na Quinta da Serrana, freguesia de Ervedal da Beira, com a plantação de 170 carvalhos pelos alunos do 1.º e 2.º ciclos do Agrupamento de Escolas da Cordinha. Seguiu-se uma plantação simbólica de 12 árvores, no Parque do Mandanelho, para assinalar o Dia Mundial da Floresta e da Árvore, envolvendo a ARCIAL, numa ação cívica de caráter executivo. Ainda no passado dia 24 de março, teve lugar a ação cívica/ambiental “Limpar Portugal em Oliveira do Hospital”, no âmbito da iniciativa “Limpar Portugal 2013 – Responsabilizar Portugal”, este ano dedicada à sensibilização/educação ambientais, através de uma Caminhada Ecológica pelo percurso pedestre “A Marcha dos Veteranos”.

Nesta nova ação, delineada para o próximo sábado, está prevista a plantação de 1200 pinheiros mansos ao longo de três hectares no baldio de Rio de Mel, na zona ardida no incêndio de setembro de 2012. A iniciativa é realizada em parceria com a Junta de Freguesia de S. Gião, e tem a colaboração da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios e do Banco Local de Voluntariado, tendo o objetivo de promover a sensibilização e educação ambiental da população em geral, que é convidada a participar nesta ação de reflorestação. Os voluntários poderão reunir-se junto ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, às 9h15, de onde seguirão para o local a reflorestar, situado no caminho municipal 1318, seguindo a estrada asfaltada que liga S. Gião a Rio de Mel.

Bem vindo