good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Oliveira do Hospital – Produtos Tradicionais de qualidade regressam em força na época de Natal

O Município de Oliveira do Hospital e a ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital realizam no próximo sábado, 08 de Dezembro (feriado), no Mercado Municipal, das 08:00 às 13:00, a ultima edição de 2012 da iniciativa “Da Nossa Terra” – Mostra de Produtos Biológicos, Agrícolas e Tradicionais de Oliveira do Hospital, em plena época de compras de Natal.

Desde Setembro, mensalmente, todos os cidadãos têm ao seu dispor uma mostra de produtos de qualidade, biológicos e tradicionais, directamente da terra, no Mercado Municipal de Oliveira do Hospital, naquela que se tem vindo a afirmar como uma excelente alternativa aos hábitos de consumo dos oliveirenses e de todos os que habitualmente visitam a mostra.

Para além da exposição e venda de produtos locais de qualidade, será exibido o filme promocional das artes e ofícios de Oliveira do Hospital, NOSSA TERRA, acompanhado pela exposição de fotografia com o mesmo nome.

Assim, a edição de Dezembro da Mostra, está associada à campanha desenvolvida pela ADI de apelo à realização de compras no Comércio Local de Oliveira do Hospital, sensibilizando os consumidores a comprarem produtos locais, no comércio local, sob o lema: “Cá Compra, Cá Fica”.

Ou seja, uma forma solidária dos cidadãos do concelho fazerem compras de qualidade, a baixos preços, ajudando o comércio do seu próprio concelho.

É reconhecida hoje em dia, cada vez mais, a importância que os produtos da terra têm na alimentação quotidiana. A mostra “Da Nossa Terra” faz, justamente, a apologia deste tipo de produtos, nascidos na terra e vindos directamente dela para o nosso prato. Para além desta vantagem, existe uma outra, económica, podendo o consumidor adquirir produtos tradicionais de qualidade a preços mais baixos, no que tem sido assumido como um meio de promoção de hábitos de alimentação saudável, associada à qualidade dos produtos da terra.

Outra das facetas mais interessantes da Mostra resulta da oportunidade que tem sido dada a vários produtores locais para escoarem a suas produções, permitindo acréscimos de rendimento a estas famílias. “Da Nossa Terra” consiste numa mostra do que de melhor se produz em termos de produtos biológicos, agrícolas e tradicionais no concelho de Oliveira do Hospital e concelhos limítrofes, não esquecendo igualmente algum do artesanato do concelho e da região. Podem participar na Mostra todos os produtores biológicos do concelho e da região, bem como produtores de agricultura tradicional, desde que se insiram no âmbito desta iniciativa e que queiram abraçar a causa da promoção, divulgação e venda dos produtos produzidos na nossa terra, seja em modo de produção tradicional, as usuais produções da horta, do quintal ou da quinta, seja os produtos biológicos.

Desde o seu início, a Mostra de Produtos Biológicos, Agrícolas e Tradicionais de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra” tem vindo a aumentar o número de produtores permanentes, sendo que neste momento contamos com a presença de cerca de 30 produtores do concelho. Ainda assim, a organização da Mostra continua a acolher a inscrição de mais e novos produtores, para que esta iniciativa possa continuar a crescer e a inserir-se nos hábitos dos oliveirenses.

Todos os interessados em divulgar e comercializar os seus produtos, nesta ou em próximas iniciativas, deverão efetuar a sua inscrição no Gabinete de Apoio à Vereação, através do endereço eletrónico gav@cm-oliveiradohospital.pt ou contacto telefónico 238 605 257.

Mais informações em www.cm-oliveiradohospital.pt e em www.facebook.com/danossaterra

Bem vindo