good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Oliveira do Hospital assinala Dia Mundial da Música com Concerto de Bandas Filarmónicas

A Praça dos Combatentes da Grande Guerra foi o local escolhido pelo município de Oliveira do Hospital para o concerto de bandas filarmónicas concelhias que assinalou o Dia Mundial da Música, celebrado em todo o mundo a 1 de outubro com o objetivo de promover a arte musical em todos os setores da sociedade.

O evento teve lugar na tarde quente de 2 de outubro e juntou largas dezenas de pessoas no jardim da cidade. Antes das atuações ocorreram as tradicionais arruadas pelas principais artérias da cidade ao ritmo da música da Filarmónica Sangianense e da Associação Filarmónica Fidelidade de Aldeia das Dez. Ausente do concerto comemorativo esteve a Sociedade de Recreio Filarmónica Avoense, que nesse dia realizou as cerimónias fúnebres de um dos seus elementos. A ausência da Banda Filarmónica de Ervedal da Beira, que atravessa um momento de reestruturação, foi igualmente sentida entre os presentes e lamentada pela vereadora com o pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, que viu no evento “uma oportunidade para dar a conhecer o bom trabalho das filarmónicas concelhias”.
Graça Silva explicou que o momento cultural pretendia “dar a conhecer o reportório de bandas que, para além da animação de festas religiosas, têm qualidade para nos proporcionar uma excelente tarde musical”. O concerto, aliás, contou com atuações individuais e conjuntas que integraram músicas atuais e outras menos contemporâneas.
Entre agradecimentos aos dirigentes e elementos das duas bandas filarmónicas presentes, a vereadora com o pelouro da Cultura considerou que “o concelho tem música de qualidade” e que o investimento do Município nos grupos filarmónicos “é bem merecido, porque eles trabalham, ao longo de todo o ano, com a missão de dignificar o nome de Oliveira do Hospital em muitos locais do país. Espero que, em 2012, comemoremos o Dia Mundial da Música no mesmo local, mas com a presença de todas as bandas filarmónicas do concelho”, desejou ainda Graça Silva.

Bem vindo