good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

“Novas embalagens para enchidos tradicionais” vence Empreender +

O projecto “Novas embalagens para enchidos tradicionais”, da empresa Nina – Transformação de Carnes, foi o vencedor do concurso municipal de ideias de negócio “Empreender+ Oliveira do Hospital”. A edição de 2012, à qual concorreram 15 projetos, premiou ainda o projecto “Campus Saúde XXI e Campus Formação XXI”, da A.H – Saúde e Formação Unipessoal; e uma iniciativa de produção de cogumelos biológicos Shiitake em troncos de madeira, apresentada por Isabel Cristina Pais Gomes. Os resultados da votação do júri, que reuniu no dia 10 de janeiro, foram ratificados pela Câmara Municipal na sua reunião de 22 de janeiro.

Os três negócios vencedores irão receber prémios monetários de 15 mil euros, 10 mil euros e 7.500 euros, e os seus promotores ficam obrigados a manter a atividade pelo período mínimo de cinco anos no concelho de Oliveira do Hospital. A Câmara Municipal oferece ainda condições vantajosas e prioridade na instalação na Incubadora de Empresas e Ideias da BLC3, podendo dessa forma usufruir da estrutura comum de atendimento e rede de conhecimentos desta Plataforma.

Na edição de 2012, que agora se concluiu, além do aumento considerável no número de ideias de negócio concorrentes, é de salientar a elevada qualidade dos projetos apresentados, fator que acabou por gerar dificuldade na escolha dos premiados. A votação registou mesmo um empate no segundo lugar, partilhado por três dos projectos, o que obrigou os elementos do júri a efetuar uma segunda análise e seleção para apurar os nomes dos projetos que ficaram classificados na segunda a terceira posição, e que receberão um prémio monetário para instalação e desenvolvimento do seu negócio.

Os promotores das 15 ideias de negócio, que abrangiam as áreas da Agricultura, Informática, Saúde, Arte e Comunicação, fizeram uma apresentação aos elementos do júri, constituído por representantes da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Direção Regional da Economia do Centro, Instituto de Emprego e Formação Profissional de Arganil, ADEPTOLIVA, Caixa Geral de Depósitos de Oliveira do Hospital, Caixa de Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital, IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação, BLC3 – Plataforma de Desenvolvimento da Região Interior Centro, e IPN – Instituto Pedro Nunes.

Os projetos candidatos foram avaliados de acordo com critérios que incidiram no grau de inovação e setor de atividade do projeto; grau de probabilidade de sucesso do negócio e de criação de autonomia financeira; qualidade do plano de negócios; e mais valia ambiental.

O concurso municipal de ideias de negócio Empreender + Oliveira do Hospital tem como objetivo incentivar o empreendedorismo e a inovação, tendo em vista a renovação e diversificação do tecido económico concelhio, a fixação de quadros qualificados e a consequente criação e distribuição de riqueza. Podem candidatar-se em cada edição projetos com planos de negócio originais, inovadores e exequíveis, que respondam às necessidades do mercado, e suscetíveis de dar origem a novos produtos, processos ou sistemas, ou que introduzam melhorias significativas nos já existentes.

Bem vindo