good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

“Natal Entre Gerações” – netos cantam para os avós

Pelo segundo ano consecutivo a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital promove a iniciativa “Natal Entre Gerações” em colaboração com os professores das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) de Música e de Inglês.

Durante os dias 10 e 14 de dezembro as crianças que frequentam o 1.º ciclo de ensino básico dos agrupamentos de escolas da Cordinha, de Lagares da Beira e Brás Garcia de Mascarenhas realizam pequenos concertos para os idosos da instituição da sua localidade.

Nestas pequenas visitas, as crianças deslocam-se até à instituição, onde cantam várias músicas de natal para os mais velhos, promovendo-se o convívio entre gerações e a troca de saberes e proporcionando-se uma quadra natalícia mais animada aos idosos. Em muitas situações, são os próprios netos que estão a cantar para os seus avós, cimentando-se laços familiares e de amizade.

A decorrer pela segunda vez, esta iniciativa é realizada também no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, que se assinalou pelo concelho com múltiplas atividades ao longo de 2012. O Centro Social e Paroquial de Ervedal da Beira, o Centro de Dia de Nogueira do Cravo, a Santa Casa da Misericórdia de Galizes, a Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral de Meruge, o Lar Vita Maravilha, da Fundação Comendador Serafim Marques, em S. Paio de Gramaços, o Centro Paroquial de Solidariedade Social de Santa Ovaia, o Centro Paroquial de Solidariedade Social de Bobadela, a Associação dos Amigos da Lajeosa, o Lar Quinta de S. José e a Fundação Aurélio Amaro Dinis são as instituições que acolhem, durante estes dias, as atuações musicais das crianças. Os alunos são ensaiados pelos respetivos professores de AEC – Daniel Gonçalves, Nuno Cruz, Inês Pinto, Eugénia Figueiredo, Marta Resende e Fátima Silva.

O ponto alto desta semana musical será um concerto na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital que receberá os alunos do 1.º ciclo de Oliveira do Hospital na manhã de sexta-feira, 14 de dezembro, num momento único de magia natalícia.

Bem vindo