good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Município de Oliveira do Hospital assinala Dia Mundial da Diabetes

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, através do seu Gabinete de Ação Social e Saúde, em parceria com a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, prepara-se para assinalar o Dia Mundial da Diabetes, comemorado a 14 de novembro, tendo, para tal, previsto um conjunto de atividades a decorrer durante aquele dia, em diversos espaços da cidade.

A comemoração do Dia Mundial da Diabetes tem como finalidade essencial chamar a atenção das entidades oficiais, profissionais de saúde, comunicação social e comunidade em geral para a problemática da Diabetes Mellitus, uma doença em franco crescimento epidemiológico, tanto nos países desenvolvidos como nos países em vias de desenvolvimento, que afeta indivíduos de todas as faixas etárias.
As características da doença em si mesma, nomeadamente a sua incurabilidade, a necessidade de tratamento e autovigilância glicémica diária, consultas e exames complementares frequentes, aumento de internamentos hospitalares e a capacidade de induzir complicações invalidantes, fazem com que a Diabetes seja um assunto sempre em “ordem do dia”, sendo que a sua prevenção deve envolver ativamente a comunidade em geral, começando pelas crianças.
Neste âmbito, e reconhecendo que a obesidade é a principal causa da Diabetes – estudos demonstram que o risco de desenvolver a doença é três vezes maior nos indivíduos obesos do que nos que apresentam um peso normal – as crianças das instituições de ensino pré-escolar concelhias serão convidadas a assistir ao filme “Berto Come Certo”, uma produção de animação sobre boas práticas alimentares e exercício físico, a ser exibido na Casa da Cultura César de Oliveira, a 14 de novembro, pelas 10h00.
Caso as condições climatéricas o possibilitem, o programa de atividades para a comemoração do Dia Mundial da Diabetes contempla ainda a realização de um Cordão Humano, a ter lugar no Largo Ribeiro do Amaral, pelas 11h00.
Com a convicção de que a única maneira de travar o crescimento epidemiológico da Diabetes passa pelo seu diagnóstico precoce, pela otimização quer do tratamento da doença quer das condições que lhe estão associadas, e pela comparticipação o mais alargada possível dos materiais necessários para tratamento e autovigilância atempados, a Biblioteca Municipal recebe ainda, no decurso do Dia da Diabetes, um rastreio gratuito pela Fundação de Aurélio Amaro Diniz, destinado à população local.
Para mais informações, contacte o Gabinete de Ação Social e Saúde da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, através do telefone 238605260 ou do email plataforma.cmoh@gmail.com.

Bem vindo