good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Município assinou acordos de cooperação com Vila Franca da Beira

Assinatura de acordos de cooperação entre o Município e a Freguesia de Vila Franca da Beira

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e a Junta de Freguesia de Vila Franca da Beira assinaram, no passado dia 10 de junho, os acordos de cooperação para os investimentos a realizar naquela freguesia.

No Dia de Portugal, a sede da União Desportiva e Tuna Vilafranquense acolheu esta sessão, muito participada pela população e onde houve ainda espaço para prestar homenagem a alguns filhos da terra.

Seguindo a política de trabalho próximo com as freguesias, a Câmara Municipal assinou os protocolos de cooperação das obras e intervenções que pretende concretizar ao longo do presente ano em Vila Franca da Beira. Para o efeito estão destinados 19.100 euros que serão aplicados em vários investimentos, como a aquisição de imóveis para recuperação urbanística e manutenção de caminhos florestais e agrícolas. Refira-se que, em 2012, o município atribuirá uma verba de 500 mil euros às 21 freguesias do concelho.

Numa terra onde se sente o pulsar da atividade associativa, na mesma sessão foram igualmente assinados os acordos com as associações locais no âmbito da atribuição dos subsídios de apoio ao trabalho destas coletividades. O Rancho Folclórico Rosas de Vila Franca, a União Desportiva e Tuna Vilafranquense e o seu Núcleo de Veteranos receberam, desta forma, um apoio para as suas atividades superior a 6.400 euros, no total.

Outro dos momentos de destaque da sessão prendeu-se com a homenagem a alguns filhos de Vila Franca da Beira. António Lopes, presidente da Assembleia Municipal, ouviu um elogio público pelos representantes do município e freguesia mas também por dirigentes de associações que têm recebido o apoio deste benemérito.

Em Vila Franca da Beira foi ainda apresentado o livro “As Sextilhas de Manuel Dinis”, editado com a chancela do Município de Oliveira do Hospital. Na terra que acolheu o escritor, Manuel Dinis foi homenageado juntamente com outros autores locais, Carlos Lameiras, Ermelinda Silva e João “Dera”, que receberam uma lembrança por manterem vivas as tradições locais.

Esta foi a quinta cerimónia das assinaturas do protocolos de cooperação, encontros que irão percorrer todas as 21 freguesias do concelho oliveirense e que visam dar a conhecer o trabalho aí desenvolvido pelo município, bem como reforçar a proximidade entre as populações e o município.

Bem vindo