good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Marchas Populares desfilam no próximo sábado

Oliveira do Hospital prepara-se para assistir a mais uma animada noite em que as Marchas Populares vão desfilar no Parque do Mandanelho. Será no próximo sábado, dia 22 de junho, numa organização do município oliveirense em que sete marchas provenientes de vários pontos do concelho vão centrar as atenções, prometendo um espetáculo de cor, música e dança de elevada qualidade, tal como tem sido hábito por parte dos grupos participantes.

Com início marcado para as 20h30, a abrir a noite entrarão em palco as marchas infantis da Obra D. Josefina da Fonseca, do Centro Social e Paroquial do Seixo da Beira e da EBI da Cordinha.

Depois será a vez das quatro marchas seniores atuarem junto ao palco do Parque do Mandanelho. Participam na edição de 2013 as marchas da Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral e Freguesia e Meruge; da Associação Cultural e Recreativa de Lagares da Beira; da Sociedade de Defesa e Propaganda de Avô e do Rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira.

A encerrar a noite, a Marcha de Alfama, vencedora do concurso de Marchas Populares da cidade de Lisboa, virá até Oliveira do Hospital, pelo segundo ano consecutivo, para apresentar a coreografia que lhe deu a vitória na noite de Santo António da capital.

Ao promover e patrocinar a realização das Marchas Populares de Oliveira do Hospital, o Município tem em conta a importância social e histórica deste evento, enraizado já no seio das comunidades em que se integram as coletividades de cultura e recreio que as organizam, bem como o incentivo aos criadores artísticos para a promoção da região. As Marchas Populares de Oliveira do Hospital visam promover as tradições populares, fomentar o convívio entre a população, e incentivar o intercâmbio intergeracional.

O Município de Oliveira do Hospital organiza o evento e atribui uma verba a cada grupo participante, a título de comparticipação nos custos da organização e apresentação da respetiva Marcha, que deve refletir temas associados às tradições e ao artesanato local ou produtos endógenos. Todas as Marchas participantes serão contempladas com Prémios de Participação.

Bem vindo