good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Investimento melhora acessibilidades de edifícios públicos

Imagem: Tiago Cerveira

O Município de Oliveira do Hospital viu aprovado um conjunto de candidaturas no valor de 100 mil euros, com vista a melhoria das acessibilidades em cinco edifícios municipais, no âmbito do programa “Acessibilidades 360º – Intervenção nos Edifícios Públicos”.

As candidaturas aprovadas dizem respeito a intervenções de melhorias das acessibilidades dos espaços da ESTGOH – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Estádio Municipal de Oliveira do Hospital, Pavilhão B da Escola Secundária de Oliveira do Hospital e do Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital.

As operações integram um valor global de 95.779,77 euros, dos quais 60.548,84 euros são financiados, ao abrigo do “Acessibilidades 360.º – Programa de Intervenção em Edifícios Públicos”, no âmbito do PRR – Programa de Recuperação e Resiliência do Governo e da União Europeia, que visa a promoção da acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada no acesso aos serviços públicos.

Com este investimento, o Município de Oliveira do Hospital “pretende assegurar o exercício pleno dos direitos de cidadania das pessoas com necessidades especiais”, refere o presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo.

“Trabalhamos para captar financiamento e para resolver problemas. Existindo em Oliveira do Hospital um conjunto de edifícios públicos a carecer de intervenções deste âmbito, o Município não perdeu esta oportunidade, de procurar de financiamento público, para a modernização destes equipamentos”, acrescenta.

José Francisco Rolo refere ainda que este investimento “é essencial para implementar estratégias, ações e recursos que visem eliminar diversas barreiras intelectuais ou sociais, de forma a permitir um usufruto equitativo e igualitário a toda a população, independentemente das condicionantes que apresentem”.

A intervenção no edifício escolar da ESTGOH, por exemplo, um projeto recentemente concluído, contemplou a melhoria dos acessos para pessoas com mobilidade condicionada, numa obra no valor global de 9.741,03 euros, que tornou aquele edifício mais acessível a um maior número de cidadãos e incidiu na criação de uma nova entrada e percursos acessíveis e a criação de um lugar de estacionamento para pessoas com mobilidade condicionada.

O projeto aprovado para a EPTOLIVA no âmbito das Acessibilidades 360º, numa obra no valor de 24.263,19 euros, vai, igualmente, tornar aquele edifício mais acessível, com intervenções que contemplam, por exemplo, a criação de uma plataforma de elevador de escada automática, que vai melhorar as acessibilidades da escola e permitir que, no futuro, alunos com mobilidade reduzida usufruam das instalações.

No Estádio Municipal de Oliveira do Hospital, as obras a realizar, no valor de 14.759,44 euros, pressupõem a criação de acessos diretos aos lugares nas bancadas e a criação de dois lugares de estacionamento.

A obra do Pavilhão B da Escola Secundária de Oliveira do Hospital, cujo valor é de 8.149,23 euros, vai resolver um conjunto de obstáculos e permitir tornar este equipamento mais acessível, com a adaptação na escada interior de um elevador e do balcão da receção do edifício.

Já no Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital, o projeto alvo da candidatura “Acessibilidades 360.º – Programa de Intervenção em Edifícios Públicos”, tem o valor de 25.866,88 euros e propõe a realização de uma intervenção no primeiro piso daquele edifício, extensível às instalações sanitárias, e no espaço do ringue, com a criação de uma plataforma de elevador de escada automática e de três lugares reservados a pessoas com mobilidade condicionada.

Bem vindo