Anta da Sobreda

SITUAÇÃO ATUAL

Classificado

CATEGORIA DE PROTEÇÃO

Classificado como Imóvel de Interesse Público (IIP), de acordo com o Decreto n.º 42 692, DG, I Série, n.º 276, de 30.11.1959

CRONOLOGIA

Pré-história

ZEP

Dispõe de Zona Geral de Proteção de 50m

NOTA HISTÓRICO-ARTÍSTICA

O Dólmen da Sobreda, também conhecido por Curral dos Mouros, é uma sepultura de grandes dimensões, já desprovida da totalidade das lajes que originalmente cobririam toda a estrutura interna, merecendo particular destaque a disposição, pouco comum, dos monólitos da câmara, propiciando um espaço de planta tendencialmente subcircular, presumivelmente lajeado, ao qual se acedia através de um extenso e largo corredor. Num dos esteios da câmara, e por finais do Século XIX, observavam-se ainda vestígios de pintura a vermelho.

Este monumento terá sido erigido há cerca de 6.000 anos, tendo-se aí depositado um reduzido número de indivíduos os quais se fariam acompanhar por um abundante e diversificado conjunto de materiais líticos (quase centena e meia de pontas de seta), cerâmicos (cerca de meio milhar de recipientes, alguns dos quais decorados) e até de madeira ou osso, este últimos facilmente degradáveis pela forte acidez dos solos e de difícil perceção no registo arqueológico. Após um curto período de utilização, terá sido encerrado, sendo alvo de deposições pontuais por parte de outras comunidades que já nada tinham a ver com as que, há muito tempo, haviam construído esta sepultura.

Additional Info

• Latitude: 40.4709121