Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 91
terça, 15 novembro 2011 17:39

Aprovados subsídios a atribuir pela Câmara Municipal aos Agrupamentos Escolares do Concelho

Ainda que a atual conjuntura sócio-económica do país dite fortes medidas de contenção na despesa pública, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital entende que não devem ser as estruturas que contribuem para o desenvolvimento social do concelho a pagar a fatura de uma crise que tem vindo a cortar o investimento público em áreas fundamentais, como a saúde, o apoio social e a educação.

Neste sentido, na reunião de Câmara realizada a 8 de novembro, foram aprovados os subsídios a atribuir pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital aos agrupamentos escolares do concelho no ano letivo de 2011/2012, abrangendo os Jardins de Infância e escolas de 1.º CEB.
No total, serão entregues aos agrupamentos de escola 36.240 euros, distribuídos de forma proporcional ao número de alunos que acolhem. A maior fatia do apoio financeiro do município recai sobre o Agrupamento de Escolas Brás Garcia de Mascarenhas, o que tem o maior número de alunos no concelho, tanto ao nível do pré-escolar, como do 1.º CEB. Ao todo, este agrupamento receberá 20.370,00 euros que abrangem cerca de 700 alunos. Para os restantes foram aprovados apoios financeiros de 5.710,00 euros (Agrupamento de Escolas da Cordinha, 152 alunos); 5.430,00 euros (Agrupamento de Escolas do Vale do Alva, 148 alunos); e 4.730,00 euros (Agrupamento de Escolas de Lagares da Beira, 130 alunos)
Os apoios aprovados têm por base um conjunto de categorias que a Câmara Municipal encara como determinantes para uma otimização das necessidades educativas dos 1131 alunos que frequentam atualmente o pré-escolar e o 1.º CEB nos quatro agrupamentos concelhios. Manuais e material escolar direcionados para os alunos subsidiados do 1.º CEB; Componente de Apoio à Família (CAF) para os jardins-de-infância; contribuição para material e limpeza; apoio aos alunos e manutenção de espaços escolares, tanto ao nível do pré-escolar como do 1º CEB, foram as componentes tidas em conta pelo município aquando da formulação do plano de subsídios a atribuir ao setor educativo de Oliveira do Hospital.