quinta, 07 dezembro 2023 16:02

Mercado Municipal com iniciativas gastronómicas e culturais durante quadra festiva

O Mercado Municipal de Oliveira do Hospital acolhe a partir deste sábado, dia 9 de dezembro, e até ao dia 6 de janeiro, em datas pontuais, o Mercadinho de Natal – Saberes e Sabores, com venda de produtos locais de qualidade e iniciativas gastronómicas e culturais.

O “Mercadinho de Natal – Saberes e Sabores” é uma das estratégias da Câmara Municipal e da ADI – Agência de Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, de estímulo à economia local e de apoio ao comércio tradicional do concelho e tem, nesta edição de 2023, a presença de perto de uma dezena de produtores e artesãos locais.

Usando como ponto de partida o Mercado Da Nossa Terra - Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital, decorre em todos os sábado do mês de dezembro, e no primeiro sábado de janeiro de 2024, dia 6, esta edição especial dedicada ao Natal, para oferecer os melhores produtos desta quadra natalícia a bons preços.

O “Mercadinho de Natal – Saberes e Sabores” abre as portas esta sábado às 08h30, com o Mercado Da Nossa Terra a decorrer até às 13h00. O programa integra, às 10h00, o I Encontro de Produtores de Pêra de São Bartolomeu e, às 11h00, o momento “Sopa da Nossa Terra”, com a participação da Chef Fernanda Costa.

No âmbito da iniciativa gastronómica, a Chef Fernanda Costa, natural de Senhor das Almas, formadora das áreas de cozinha, pastelaria e tecnologia alimentar nas escolas de hotelaria de Coimbra e do Porto, vai elaborar uma Sopa à Lavrador, com produtos hortícolas à venda no mercado no momento da confeção. No final, é contemplado um momento para degustação.

A animação no Mercado Municipal de Oliveira do Hospital ao longo da manhã é assegurada pelo Grupo de Concertinas Oliveirenses & Amigos.

Mantendo a autenticidade, o sabor e a frescura dos produtos que ocupam as bancas do mercado, a mostra Da Nossa Terra conta, igualmente, com a doçaria natalícia e “produtos especiais” desta quadra festiva. Aos frescos sazonais juntar-se-ão broinhas, frutos secos, licores, pera passa, enchidos, entre outros produtos locais de qualidade.

Dia 16 de dezembro, o “Mercadinho de Natal – Saberes e Sabores” volta a abrir as portas em modo de Mercado Da Nossa Terra, com o Chef José Dias, do restaurante João Brandão, do Hotel Quinta da Geia, em Aldeia das Dez, a confecionar Sopa de Castanha. A animação desta manhã é garantida pelo Grupo de Bodos Desatinados e pelo Grupo de Cantares da Casa do Povo de Nogueira do Cravo.

Na sábado seguinte, dia 23, é dada a conhecer a Sopa dos Arguinas de Nogueira do Cravo pelo Chef José Amaro. A música está a cargo de Os Amigos de Lagos da Beira – Grupo Musical.

A fechar o ano de 2023, no dia 30 de janeiro, no “Mercadinho de Natal – Saberes e Sabores” vai ser possível assistir à confeção da Sopa do Pastor pelo Rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira, que também vai garantir a animação musical do espaço.

Em janeiro, a Mostra Mercado Da Nossa Terra em formato de “Mercadinho de Natal – Saberes e Sabores” termina, no dia 6, com uma Sopa de Reis, elaborada pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. O programa musical assinala o Dia de Reis com cânticos da época.

A Mostra “Da Nossa Terra”, que ostenta o selo de “Mercado de Montanha”, prossegue depois no decorrer do ano de 2024, no formato habitual que assume há mais de uma década e sempre no segundo sábado de cada mês.

Acompanhe o Facebook do Município de Oliveira do Hospital para saber mais sobre a programação do Natal em Oliveira do Hospital.