quarta, 04 outubro 2023 15:20

Feriado Municipal de Oliveira do Hospital com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto

Oliveira do Hospital comemora no próximo sábado, dia 7 de outubro, o seu Feriado Municipal com várias iniciativas institucionais, culturais e desportivas que têm como ponto alto a realização da sessão solene comemorativa – a partir das 10H00 no salão nobre dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital – com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia.

Momento que será antecedido por uma arruada na cidade com a participação da Filarmónica Fidelidade de Aldeia das Dez, da Fanfarra e da Escolinha dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital; e pela receção aos convidados e interpretação do Hino Nacional pela Filarmónica Fidelidade, nos Paços do Município (9H45).

Durante a cerimónia comemorativa serão entregues os galardões municipais a cidadãos e entidades cujo prestígio, cargo ou ação são merecedoras da distinção. Este ano, são distinguidos com a Medalha de Mérito Municipal: António da Costa, conhecido pelo seu forte envolvimento na causa associativa e pelo trabalho notável de voluntariado, assumindo-se como um autêntico cuidador informal; o emblemático Café Portugal com uma longa tradição de café tertúlia durante os seus 83 anos de atividade e ponto de encontro de muitas personalidades da vida cultural e política da cidade; Jorge Manuel da Silva Mogo, conhecido empresário dos “Tecidos de Coimbra”, empreendedor e benemérito de várias associações da terra natal, São Paio de Gramaços, e outras instituições concelhias; Manuel Francisco da Costa, que tem um longo percurso de vida ligado à agricultura e ao desenvolvimento rural, tendo vários livros e artigos publicados sobre o setor; Quinta de Jugais, empresa fundada por dois jovens irmãos a partir de uma ideia inovadora, os Cabazes de Natal, e que desde 2011 se afirmou no país e no mundo, a partir de Oliveira do Hospital e assente na paixão pela riqueza dos sabores da Serra da Estrela.

Para além da cerimónia de agraciamento às entidades concelhias, que terá alguns apontamentos de música e poesia, serão também entregues os Diplomas de Reconhecimento/Promoção Escolar aos alunos do concelho que se destacam no ensino secundário, profissional e superior no ano letivo transato.

Ainda nessa tarde, às 17H00 no mesmo local, será promovido um encontro de grupos culturais do concelho e sessão de assinatura de protocolos de colaboração entre a autarquia e as entidades do associativismo, antecedida pela atuação do Coro Infanto Juvenil e Sant’Ana.

Integram o programa comemorativo do Feriado Municipal, a realização da Etapa 8 – Epic Ponte das Três Entradas – Piódão, um evento de BTT, organizado pela GPS EPIC Samsys com o apoio do Município de Oliveira do Hospital, que regressa, mais uma vez, ao nosso território. Cerca de três centenas de praticantes vão desafiar-se e percorrer, durante o dia, vários locais icónicos nas freguesias de Aldeia das Dez, Alvoco das Várzeas, São Gião e União de Freguesias de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira.

À noite haverá uma noite de fados com a fadista Ana Pacheco para assistir na Comissão de Melhoramentos de Negrelos. De referir ainda que até 28 de outubro poderá ser visitada uma exposição de Cavaquinhos Portugueses, da coleção particular de Rui Pinto, patente no Café Central.