terça, 30 maio 2023 08:42

Campeão do mundo foi o mais rápido no evento Alva Skate Fest em Oliveira do Hospital

O campeão do mundo Diego Poncelet foi o melhor classificado na 1.ª etapa do campeonato nacional de Downhill Skate disputada a 27 de maio, primeiro dia do evento desportivo Alva Skate Fest no município de Oliveira do Hospital. O atleta espanhol mostrou porque é o campeão da modalidade e foi o mais rápido a fazer os 2,2 quilómetros de descida vertiginosa na rampa Senhor das Almas – São Sebastião da Feira em pouco mais que dois minutos e meio.

A participar nos dois dias do evento, Diego Poncelet considerou que se trata de uma das melhores estradas da Europa onde vêm riders de todo o mundo “porque sabem que é uma descida incrível e com curvas muito bem construídas”. “É uma descida muito intensa e rápida do princípio ao fim”, facto que a distingue de outras, noutros países, por não acumularem as mesmas qualidades que estes atletas procuram, dizia Poncelet que sublinhava também o acolhimento e hospitalidade que encontrou neste evento organizado pelo Município de Oliveira do Hospital, em parceria com a Portugal Longskate e a União de Freguesias de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira e com o apoio das Aldeias do Xisto.

Ao longo do último fim de semana, 27 e 28 de maio, viveram-se dias de puro espetáculo de adrenalina e nem a chuva que teimou em cair no segundo dia beliscou a prática desportiva dos 80 riders provenientes de dez países, do continente europeu e sul americano, que continuaram a dar espetáculo e a deslumbrar o público presente com a sua audácia.

Pelo segundo ano consecutivo, o Alva Skate Fest confirmou-se como um evento internacional capaz de atrair alguns dos melhores riders internacionais – entres eles o top 10 que correm no mundial – e que rolaram rampa abaixo nas modalidades de Skate Downhill, Rollers e Luge. Entre os atletas, homens e mulheres, a opinião é unânime, esta é uma das melhores estradas onde já praticaram a modalidade, “muito técnica, veloz e longa” acompanhada pela beleza deslumbrante da paisagem.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, “Alva Skate Fest é um evento espetacular que promove a região junto da população mais jovem, através do turismo verde ativo” e que tem condições para crescer à escala mundial. É um evento de dimensão internacional que se insere numa estratégia de promoção contínua dos Vales do Alva e do Alvôco, um destino turístico cada vez mais procurado.  Para o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, “Alva Skate Fest é um evento espetacular que promove a região junto da população mais jovem, através do turismo verde ativo” e que tem condições para crescer à escala mundial. É um evento de dimensão internacional que se insere numa estratégia de promoção contínua dos Vales do Alva e do Alvôco, um destino turístico cada vez mais procurado.

Nuno Ribeiro, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, frisa que se trata de um “evento de atração único. Estamos muito satisfeitos pelos praticantes e pelo público que conseguimos cativar”. Dando conta das boas reações transmitidas pelos riders presentes, que “adoram a descida e o que nos dizem é que tem condições ótimas e é uma das melhores do mundo”, Nuno Ribeiro afiança que o Município de Oliveira do Hospital está empenhado em dar “cada vez mais protagonismo a esta iniciativa, promovendo o nosso território e a própria modalidade” na nossa região, consolidando Oliveira do Hospital como um destino de eleição para os praticantes e atletas de Skate Downhill, e outras modalidades de desporto radical; e deixa uma palavra de agradecimento a todos aos parceiros e a todos os que colaboraram na realização do evento.

Classificação da 1.ª etapa do campeonato nacional de Downhill Skate, na Geral: Diego Poncelet (1.º); Jan Cuatrecasas (2.º); Jaime Arche (3.º); Open Nacional: Cristiano de Araújo (1.º); Edgar Mateus (2.º); Luís Pereira (3.º); Open Feminino: Amelie Castains (1.º); Teresa Brandner (2.º); Joana Tomás (3.º); Master: Luís Pereira (1.º); Alexandre Moreno (2.º); João Oliveira (3.º).

Vídeo: https://youtu.be/9ehgO7sX9KU