terça, 28 março 2023 10:33

Câmara Municipal oferece nova viatura de combate a incêndios aos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital DR

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital ofereceu um novo veículo aos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital que foi apresentado publicamente este domingo (26 de março), nas comemorações do 101.º aniversário deste corpo de bombeiros. O Veículo Florestal de Combate a Incêndios, VFCI-10, representa um investimento de cerca de 190 mil euros e vai reforçar a capacidade operacional da corporação no combate a incêndios rurais.

Esta viatura, compromisso assumido pela Câmara Municipal por ocasião do seu centenário mas que, por falta de disponibilidade da viatura no mercado, só agora foi possível de concretizar, é um dos mais recentes investimentos concretizados pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital na área da Proteção Civil Municipal.

Como sublinha José Francisco Rolo, presidente do Município de Oliveira do Hospital, “todos nos devemos orgulhar por sermos um concelho que está sempre na linha da frente da Proteção Civil”, sempre próximos dos “nossos bombeiros, homens e mulheres que abraçam esta  missão, e com todos os agentes de proteção civil do território porque todos somos Proteção Civil”.

“E estar na linha da frente significa também – mesmo em tempos de grandes dificuldades financeiras, em consequência da inflação – muito investimento municipal”, refere o autarca, lembrando que a aquisição desta nova viatura VFCI-10 é um dos exemplos da estreita cooperação com as corporações de Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital e de Lagares da Beira, às quais, como explicou, foram atribuídos cerca de 3,5 milhões de euros até ao momento atual.

Oliveira do Hospital dispõe de seis Equipas de Intervenção Permanente (EIP), três em cada uma das corporações de bombeiros, Lagares da Beira e Oliveira do Hospital, e que representam um encargo anual para o município na ordem dos 225 mil euros. Como frisa o presidente José Francisco Rolo, “fazemos um grande esforço financeiro para que as nossas duas corporações de bombeiros voluntários sejam cada vez mais eficazes nas missões que lhes cabem”.

O investimento na proteção de pessoas e bens por parte do Município de Oliveira do Hospital reflete-se igualmente no conjunto de políticas que tem implementado na área da proteção civil, com o objetivo de fazer de Oliveira do Hospital um município “mais seguro e resiliente” e mais preparado para enfrentar as consequências das alterações climáticas, nomeadamente nos territórios de floresta vulnerável.

São disso exemplo, as oito Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP’s) financiadas e que estão curso com vista a aumentar a resiliência e valorizar economia da floresta bem como a integração de todo o concelho no Programa de Reordenamento e Gestão da Paisagem – o PRGP Alva e Mondego, que se destina a planear e programar a transformação da paisagem em territórios da floresta vulneráveis.

Além disso, o Município de Oliveira do Hospital tem obtido financiamento no âmbito do Programa Integrado de Apoio às Aldeias Localizadas em Territórios de Floresta, que visa dar apoio e resiliência às aldeias localizadas em territórios vulneráveis. As primeiras intervenções, em dois Condomínios de Aldeia, no Parceiro e Gramaça, estão concluídas e decorrem mais três projetos de intervenção em Pedras Ruivas, Póvoa das Quartas e Ponte das Três Entradas, sendo que a expetativa é que até ao final do ano sejam aprovados mais sete projetos de intervenção.

Refira-se ainda que o Município de Oliveira do Hospital tem em construção, num investimento na ordem dos 900 mil euros, o Centro Municipal de Proteção Civil que ficará localizado na Zona Industrial da cidade que vai também ser dotada com um Sistema de Deteção Precoce de Incêndios, no âmbito de uma candidatura apresentada ao PRR para valorização daquela Área de Acolhimento Empresarial.

Por ocasião da celebração do 101.º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, o Município atribuiu também o Prémio Comandante Manuel dos Santos Gouveia Serra, este ano entregue a António Manuel Mendes Gonçalves, soldado da paz “numa das mais marcantes instituições do concelho de Oliveira do Hospital e de toda a região, que tem também realizado elevados investimentos na aquisição de equipamento e proteção individual, o que permite melhorar as condições de segurança dos nossos bombeiros”, disse o presidente da autarquia, José Francisco Rolo na cerimónia onde marcou presença a Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar.

Crédito de imagem: Direitos Reservados