terça, 28 fevereiro 2023 13:02

Festa do Queijo Serra da Estrela é apresentada na BTL

A apresentação oficial da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, dia 1 de março, às 151h5, no espaço do Turismo Centro de Portugal, e a promoção do território e do património concelhio enquanto destino turístico de excelência são os principais ingredientes do Município de Oliveira do Hospital na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).

O património histórico e natural, a gastronomia, com momentos de degustação, sorteios de pacotes turísticos e animação marcam a presença do Município de Oliveira do Hospital na maior feira de turismo nacional, a BTL, na FIl, no Parque das Nações, em Lisboa, de 1 a 5 de março.

A edição deste ano da BTL apresenta o Turismo Centro de Portugal como destino nacional convidado e de eleição. É precisamente no espaço do Turismo Centro de Portugal, no Pavilhão 1, que, esta quarta-feira, dia 1 de março, às 15h15, é apresentada a Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital.

O momento da apresentação da maior Festa do Queijo de Portugal contempla, igualmente, a apresentação do vídeo promocional do evento, contando com a presença da protagonista, a conhecida apresentadora da TVI, Fanny Rodrigues.

Este ano num segmento centrado no digital e inserido num expositor totalmente sustentável, no certame, que mostra aos visitantes e profissionais do setor do turismo as principais valências e mais-valias turísticas de cada região, Oliveira do Hospital pode ser descoberta no Pavilhão 2 da BTL, no espaço da CIM – Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

Assumindo uma postura responsável e amiga do ambiente, no espaço da CIM o visitante é convidado a uma viagem sensorial pelo território de Oliveira do Hospital, através da visualização de vídeos e sem recurso aos tradicionais folhetos impressos em papel.

O território, o património nacional classificado, o património natural, as praias fluviais classificadas, a excelência da gastronomia, bem como iniciativas desenvolvidas pelo Município, como os eventos desportivos internacionais, SkyRace e Alva Skate Fest, podem ser conhecidos nos vídeos apresentados, disponíveis num balcão digital criado para o efeito, e carregados pelo visitante através de um “QR Code”, ativado pelo visitante no telemóvel ou tablet.

A par de tudo aquilo que pode ser descoberto virtualmente sobre a região, a presença do Município de Oliveira do Hospital é também vincada na BTL com dois importantes momentos de atuação, nos dias 1 e 4 de março, conhecidos como sendo de maior afluência de visitantes ao certame.

No dia 1 de março, em paralelo com a apresentação da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, entre as 15h00 e as 16h00, no stand da CIM, é apresentado o vídeo promocional de Oliveira do Hospital, por Rui Figueiredo, conhecido empresário natural do concelho e proprietário da empresa DoCereal. O momento conta também com a presença da Miss Global Portugal, a jovem Oliveirense Catarina Cândido Costa.

Duas gerações ligadas à produção de queijo Serra da Estrela DOP - um avô pastor e uma neta produtora de queijo -, animação, música, e degustação de produtos locais de qualidade marcam também esta apresentação de Oliveira do Hospital.

O dia 4 de março é dedicado à marca “Venha e Descubra Oliveira do Hospital”, de posicionamento turístico, promoção e divulgação do território de Oliveira do Hospital, assente em sinergias e parcerias com entidades turísticas do concelho.

Entre as 17h00 e as 18h00 decorrem apresentações das empresas ligadas à promoção e desenvolvimento turístico de Oliveira do Hospital, BeAlva in Nature, Museu do Azeite e Serra e Sabores.

“Joanes”, figura alusiva a Domingos Joanes, Cavaleiro Medieval que marca a história de Oliveira do Hospital, também é dado a conhecer este ano na BTL.

Ao longo dos cinco dias são sorteados dois pacotes turísticos por dia, durante as horas de almoço e às 19h00.

Considerando que Oliveira do Hospital é um Município “com uma oferta turística muito vasta, onde predomina a autenticidade e a genuinidade de todo um território”, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, deixa um convite: “Venha e Descubram Oliveira do Hospital e, nos próximos dias 11 e 12 de março, visitem a Maior Festa do Queijo Serra da Estrela de Portugal”.