quinta, 16 fevereiro 2023 09:00

Município proporciona experiência de iogaterapia aos idosos das instituições da Rede Social

O Município de Oliveira do Hospital está a proporcionar o acesso à iniciativa “Ioga na Cadeira”, um projeto de iogaterapia para idosos, a todas as entidades locais com resposta social de Centro de Dia e Lar de Idosos, incluindo as entidades lucrativas, habitualmente participantes nas atividades da Rede Social, bem como as instituições com resposta dirigida ao cidadãos portadores de deficiência.

Através deste investimento da autarquia, é proporcionada a cada Instituição e grupo de idosos/as uma sessão com a instrutora dinamizadora deste projeto, Marina Coelho, durante a qual podem experimentar a terapia.
“Ioga na Cadeira” destina-se a ser desenvolvido com pessoas idosas, em contexto de grupo, e consiste na adaptação da prática de posturas corporais, exercícios de respiração e meditação direcionados aos grupos participantes. De modo a aproximar pessoas que apresentem movimentos limitados ou não, este projeto de iogaterapia traz um formato não convencional da prática proporcionando os benefícios adequados às necessidades de cada grupo.

Sendo uma prática integrativa que envolve o corpo como um todo e colabora na promoção da saúde e bem-estar físico, mental e emocional, esta atividade, em contexto institucional, é desenvolvida de acordo com as necessidades de cada grupo, em sessões com a duração de aproximadamente 40 minutos.

Mais do que uma atividade física, a prática de ioga personalizada e direcionada a diferentes grupos, traz diversos benefícios, inclusive no desenvolvimento emocional e na melhoria da função cerebral. Mais valias que assumem particular importância junto da população sénior do concelho, sobretudo a que se encontra institucionalizada, como nota a vereadora com o pelouro da Ação Social, Graça Silva que sublinha o grau de satisfação que se tem registado nas sessões experimentais que se encontram a decorrer.

O projeto foi apresentado também durante a realização da primeira reunião deste ano do Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Oliveira do Hospital, que aconteceu a 31 de janeiro no Salão Nobre dos Paços do Município. Entre os vários assuntos da ordem de trabalhos, foi eleito o Núcleo Executivo da Rede Social para o biénio 2023-2024; foi apresentado os dados relativos à intervenção do Projeto CLDS4G VIVER.COM Oliveira do Hospital; havendo ainda espaço para um momento de “Partilhas na Rede” relativo a projetos aprovados das várias entidades constituintes.

De realçar que se procedeu à apresentação e divulgação do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação de Oliveira do Hospital 2023-2026, dando cumprimento ao Plano de Ação deste documento estratégico que é também um instrumento operativo que identifica as prioridades estratégicas de intervenção.

Na abertura da reunião do CLAS, que este ano completa duas décadas de um dedicado trabalho em parceria, foi hasteada a Bandeira de Autarquia + Familiarmente Responsável, atribuída a Oliveira do Hospital, pela 8.ª vez consecutiva, pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.