sexta, 27 janeiro 2023 14:40

Oliveira do Hospital é “Autarquia + Familiarmente Responsável” pelo 8.º ano e integra Rede Europeia

O Município de Oliveira do Hospital foi ontem, 26 de janeiro, galardoado com a bandeira verde “Autarquia + Familiarmente Responsável” e acaba de integrar a Rede Europeia de Municípios Amigos das Famílias, criada pela Confederação Europeia de Famílias Numerosas (ELFAC). Estes importantes reconhecimentos pela implementação de políticas amigas das famílias foram entregues ao Presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, durante a cerimónia levada a cabo pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), em Coimbra.

O Município de Oliveira do Hospital renova, pelo oitavo ano consecutivo, esta importante distinção, recebendo por isso a bandeira com palma por investir na construção de políticas integradas e transversais de apoio à família e desenvolver um conjunto de medidas e boas práticas em matéria de apoio a famílias em todo o concelho.

Como nota o Presidente José Francisco Rolo, este galardão reconhece e premeia o trabalho que a Câmara Municipal tem desenvolvido na última década e visa a valorização da família em vários domínios do seu dia a dia.

Além disto, como refere, o Município de Oliveira do Hospital passou a integrar a Rede Europeia de Municípios Amigos das Famílias, tratando-se de mais um reconhecimento por uma entidade externa europeia do seu esforço para desenvolver e melhorar, continuamente, políticas de apoio à família.

A missão desta Rede, que integra municípios de oito países europeus, é fornecer apoio, ferramentas e recursos aos municípios para desenvolver e melhorar uma cultura amiga da família.

Após a entrega destes dois importantes selos, José Francisco Rolo, sublinha que o “Município de Oliveira do Hospital reforça o compromisso de continuar a apoiar as famílias, com medidas concretas de apoio e proteção em vários níveis de atuação”.

Oliveira do Hospital integra o lote de 95 municípios portugueses galardoados com a bandeira “Autarquia + Familiarmente Responsável 2022”, cuja atribuição resultou da avaliação feita pelo OAFR às políticas “familiarmente responsáveis”, com dados reportados a 2021, em áreas diversas como: o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre, ambiente e participação social.

No Município de Oliveira do Hospital são de relevar medidas como a consideração da dimensão familiar em sede de IMI; o programa de incentivo à natalidade; a atribuição de apoios a agregados familiares desfavorecidos; a tarifa para a coesão social de águas e saneamento e a tarifa para famílias numerosas; a oferta do Cheque + Educação aos alunos do 1º CEB, os transportes gratuitos para todos os alunos do concelho, e atribuição de bolsas de estudo a alunos do ensino superior; bem como a oferta de iniciativas no que diz respeito à cultura, desporto, lazer e tempo livre às famílias; o programa OHÁ+Saúde de comparticipação de medicamentos; entre outros.

A Bandeira “Autarquia + Familiarmente Responsável” e o certificado enquanto membro da Rede Europeia de Municípios Amigos das Famílias foram entregues ao Presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, por Rita Mendes Correia, presidente da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas; Regina Maroncelli, Presidente da ELFAC e por Rosário Carneiro, do OAFR.