quarta, 18 janeiro 2023 16:48

Município de Oliveira do Hospital comparticipa medicamentos a 200 munícipes

O Município de Oliveira do Hospital comparticipa medicamentos a duas centenas de munícipes através do programa de apoio social “OHÁ+Saúde” que tem vindo a garantir, a cada vez mais pessoas, o acesso a medicamentos prescritos por receita médica, mas que por vezes não chegam a ser adquiridos por razões de carácter económico.

Através deste programa, de que são beneficiárias as pessoas que se encontrem em situação de carência económica comprovada, a medicação sujeita a receita médica e contemplada pelo Sistema Nacional de Saúde é comparticipada a cem por cento, não existindo um plafond máximo associado.

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, sublinha  que é “mais um significativo investimento na saúde dos cidadãos” relevando a importância deste programa social que apoia os munícipes, de qualquer idade, no acesso a cuidados essenciais como é o caso da compra de medicamentos que, face aos escassos recursos económicos poderia ser colocada em causa. Trata-se de um investimento em políticas de saúde e sociais, uma vez que contribui para ajudar a controlar o quadro de doença dos cidadãos mais vulneráveis, para a melhoria global do seu estado de saúde, e ainda para aliviar o escasso orçamento de muitas famílias, refere.

Entre os beneficiários deste programa de apoio social, estão pessoas carenciadas ou casos de inesperada carência económica, provocada por situações de desemprego repentino, doença incapacitante, entre outras situações que mereçam ser analisadas. A identificação dos beneficiários com acesso ao programa “OHÁ+Saúde” é realizada pelo Município de Oliveira do Hospital, em articulação e também por sinalização dos parceiros da Rede Social, de acordo com a sua condição de recurso.

O acesso a este apoio e funcionamento deste programa é também bastante simples uma vez que a cada beneficiário é atribuído um “Cartão ABEM” que lhe permite aceder aos medicamentos prescritos em qualquer farmácia do concelho, sem burocracias e com a dignidade e anonimato que merece. A atribuição do cartão pode ser solicitada junto do Gabinete de Ação Social e Saúde do Município de Oliveira do Hospital, Juntas de Freguesia e nas IPSS.

O programa “OHÁ+Saúde”, em vigor desde 2020, resulta de um protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e a Associação Dignitude, IPSS sem fins lucrativos, que está responsável pela Gestão do Programa ABEM: Rede Solidária do Medicamento. Em 2022, o investimento da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, ao abrigo deste protocolo, foi na ordem dos 20 mil euros, nota o autarca, sendo que desde o início do programa já foram investidos perto de 50 mil euros no apoio a estes cidadãos.