segunda, 02 janeiro 2023 16:55

Sábado é dia da Mostra “Da Nossa Terra” no Mercado Municipal

No próximo sábado, 14 de janeiro, realiza-se a primeira edição de 2023 da Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital - “Da Nossa Terra”. Promovida pelo Município de Oliveira do Hospital e pela ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital a mostra estará de portas abertas no Mercado Municipal de Oliveira do Hospital, entre as 8H e as 13H.

Depois de uma edição especial de Natal que decorreu com elevado grau de satisfação, a mostra “Da Nossa Terra” regressa neste novo ano mantendo a sua aposta na autenticidade, no sabor e na frescura dos produtos que ocupam as bancas do mercado trazidos pela mão dos produtores do concelho e da região.

Os produtos colhidos diretamente da terra e outros de produção artesanal são imagem de marca deste evento de excelência que, em 2023, assinala os 13 anos de realização ininterrupta. Dinamizada, habitualmente, no segundo sábado de cada mês a Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional é um evento marca em Oliveira do Hospital procurado por diferentes segmentos de consumidores que preferem os produtos frescos e de qualidade, vindos diretamente das hortas e produções artesanais dos produtores locais e da região.

Assim, ao longo do ano, as bancas do mercado enchem-se com a diversidade dos produtos da época, com particular enfoque nos hortícolas e frutícolas, ingredientes base para uma alimentação saudável, a que se junta o azeite biológico, o queijo e enchidos, as compotas e o mel, os licores, a pera passa e frutos secos, ou o pão e biscoitos, entre outros, mais diferenciadores como os sabonetes biológicos e as plantas, trazidos pela mão de novos produtores residentes na região.

Pioneira na região, “Da Nossa Terra” representa, há treze anos, um apoio à pequena economia agrícola de cariz familiar bem como um incentivo ao desenvolvimento desta atividade associando-se a diferentes efemérides, sendo que ostenta o selo de “Mercado de Montanha”.

A Mostra conjuga da melhor forma a componente de valorização dos produtos locais aliada à componente comercial e de sensibilização para a preservação dos estilos de vida tradicionais e hábitos de alimentação saudáveis, representando também um apoio às vendas no Mercado Municipal da pequena economia agrícola de cariz familiar.