domingo, 12 março 2023 12:54

Transporte Flexível a Pedido em Oliveira do Hospital é o que tem mais utilizadores no distrito de Coimbra

O Município de Oliveira do Hospital atingiu a meta das mil reservas no âmbito do projeto SIT FLEXI  - Transporte Flexível a Pedido implementado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e ao qual a autarquia aderiu na primeira hora.

Os números foram apresentados pelo vereador com o pelouro da Mobilidade, Nuno Ribeiro, na primeira reunião do executivo deste ano, onde sublinhou o sucesso do SIT FLEXI no Município tendo em conta os números transmitidos no relatório do final de 2022.

“Foram atingidas as mil reservas de acumulado e somos o município da CIM Região de Coimbra com mais reservas no total”, refere o vereador da Câmara Municipal destacando também que esta é uma “solução de mobilidade simples, económica e segura que veio prestar um importantíssimo serviço às populações das localidades mais isoladas e dispersas”. Nuno Ribeiro destaca também o profissionalismo dos operadores de táxis do concelho, envolvidos neste projeto, e o seu empenho para o sucesso do mesmo.

Implementado desde agosto de 2021, o Município de Oliveira do Hospital é servido, atualmente, por 8 rotas que abrangem um total de 28 lugares, em funcionamento três vezes por semana – 2.ª, 4.ª e 6.ª feiras – em dois horários da manhã e da tarde. Os circuitos têm partida nas localidades mais isoladas do Município e o ponto de chegada é sempre na cidade de Oliveira do Hospital – zona 1 inicia Gramaça; zona 2 em Póvoa de S. Cosme; zona 3 em Galvã; zona 4 em Vilela; zona 5 em Carvalha; zona 6 em Moita; zona 7 em Cimo da Ribeira; e zona 8 inicia em Gramaços. O transporte é operacionalizado através das empresas de táxi com alvará no concelho de Oliveira do Hospital, tem preços semelhantes aos de uma viagem de autocarro e é ativado mediante reserva gratuita por telefone para a central de reservas (800 200 201) até às 15H do dia anterior ao da viagem.

Refira-se que além do aumento do número de rotas para o dobro face ao projeto piloto, as condições atuais de funcionamento do SIT FLEXI garantem que todos os habitantes dos lugares que não tenham transporte público a meio do dia para regressar a casa, poderão realizar a respetiva reserva, e que no período não escolar todos os lugares que não tenham cobertura horária de serviço de transporte público regular também podem recorrer a esta solução.

SIT FLEXI é uma solução de mobilidade inovadora e um complemento à oferta de transporte da rede pública regular que visa garantir uma cobertura dos serviços de transporte de passageiros oferecendo uma alternativa de mobilidade mais sustentável aos cidadãos que residem em zonas mais rurais e de baixa densidade demográfica.

O serviço de transporte de passageiros flexível, tem como principais objetivos: colmatar limitações do aceso ao transporte público convencional, oferecendo maior acessibilidade e mobilidade em áreas isoladas e dispersas; permitir responder às necessidades específicas das populações mais envelhecidas e de pessoas com mobilidade condicionada que necessitem de um serviço específico e de proximidade; e atenuar as desigualdades sociais no acesso ao transporte público, numa perspetiva de promover o essencial direito à mobilidade, numa lógica de inclusão social, entre outros.