sábado, 14 janeiro 2023 14:36

Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital realiza-se a 11 e 12 de março

A maior Festa do Queijo de Portugal regressa entre os dias 11 e 12 de Março ao centro da cidade de Oliveira do Hospital.

O evento, que se quer continuar a afirmar como o principal cartaz turístico da região centro, tem como rei da festa o Queijo Serra da Estrela DOP, considerado um dos melhores queijos do mundo e contará com a participação de centenas de expositores de produtos endógenos, enchidos, vinhos do Dão, mel, artesanato e muita gastronomia.

No segundo fim de semana de março serão, assim, várias as iniciativas que os milhares de visitantes esperados irão encontrar pelo recinto da festa, no Largo Ribeiro do Amaral (centro da cidade), e que se estende a algumas ruas próximas, com destaque para as provas de queijo e vinhos do Dão, tosquias e fabrico de queijo ao vivo, ou exposição animal.

De relevo é também a aposta na promoção do artesanato local através da presença de diferentes artesãos do concelho de Oliveira do Hospital que, no palco da tenda Queijo Serra da Estrela, farão demonstrações ao vivo das suas artes.

A animação cultural e musical será uma constante, com a presença de dezenas de grupos do concelho e da região que irão atuar pelo recinto da festa e nos vários palcos instalados no certame.

Os visitantes poderão ainda assistir aos habituais “shows cooking”, que terão sempre como base aquela que é uma das Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, o Queijo Serra da Estrela, e outros produtos locais de qualidade.

O Presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, frisa que este evento, responsável pela atracão de muitos milhares de visitantes a Oliveira do Hospital, dá uma enorme centralidade a um produto de grande excelência como o queijo Serra da Estrela, assim como a outros produtos endógenos, gerando grandes condições de negócio e riqueza para os seus produtores.

O autarca sublinha também que a Festa do Queijo Serra da Estrela, tem a particularidade se ser uma grande alavanca da economia local, dando como exemplo as elevadas taxas de ocupação que normalmente se registam nos setores da restauração e da hotelaria.

Vamos todos empenhar-nos na edição de mais uma feira com sucesso, e que mostre ao país o nosso enorme potencial turístico e gastronómico, projetando igualmente uma imagem de grande dinamismo e vitalidade dos nossos produtores, refere ainda José Francisco Rolo.

Prometendo ser um dos eventos nacionais mais mediáticos do país, a Festa do Queijo Serra da Estrela inicia, dia 11 de março, às 9h00, com a transmissão em direto do programa Terra-a-Terra, da TSF.

Já na tarde de domingo, as atenções estarão centradas na emissão do programa “Somos Portugal” da TVI, entre as 14h00 e as 20h00, que irá mostrar a maior festa do queijo do país nos ecrãs de televisão de Portugal e do estrangeiro.

INSCRIÇÕES E NORMAS REGULAMENTARES