quarta, 12 setembro 2012 10:02

Rali Oliveira do Hospital trouxe emoções ao concelho

Pelo segundo ano consecutivo, o Rali Oliveira do Hospital proporcionou aos oliveirenses um fim de semana de emoções fortes com a realização de mais uma prova que contou para o Nacional Open de Rallyes, para o Campeonato Júnior de Rallyes e para o Campeonato Regional de Rallyes.

Milhares de pessoas concentraram-se no recinto da feira e imediações para assistir na sexta-feira, 7 de setembro, à super especial noturna que fez vibrar os mais apaixonados por este desporto automóvel.

Foi num troço totalmente novo e inteiramente preparado para esta super especial que mais de três dezenas de automóveis proporcionaram uma noite de espetáculo ao público de todas as idades que ali se concentrou.

O parque da feira, onde estava instalada a zona de assistência, e o parque fechado junto aos Paços do Município, onde as máquinas ficaram em repouso, foram também dois pontos de interesse dos oliveirenses e visitantes da região.

No sábado, as emoções estiveram ao rubro ao longo dos três troços – Oliveira do Hospital, São Gião e Penalva de Alva – que foram preparados pela organização de raiz, fazendo regressar o barulho dos motores a locais míticos que no passado já tinham servido de cenário a outras provas de rali. E nem a chuva desmobilizou os aficionados deste desporto automóvel, que se espalharam durante a manhã e a tarde pelos vários locais de passagem da prova, concentrando-se entusiasticamente nas zonas de acesso ao público.

Ao final da tarde, o público regressou para junto do edifício da Câmara Municipal para aplaudir os campeões do Rali Oliveira do Hospital, evento desportivo organizado pelo Clube Automóvel do Centro e a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e que deu a vitória a Daniel Nunes. Fernando Peres e Luís Mota ocuparam os 2.º e 3.º lugares.

No final da prova, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino fazia um balanço positivo da prova, constatando que se “concretizou o objetivo” e que “foi uma prova bem disputada” o que “para nós é muito interessante”.

Depois de vários anos em que as provas de rali estiveram interrompidas no território do concelho, as máquinas regressaram através desta prova do Clube Automóvel do Centro que, diz o autarca, “dignifica esta zona que gosta de rali e de automóveis”.

José Carlos Alexandrino avançou ainda que a autarquia está a preparar uma “grande aposta” no automobilismo que será um canal privilegiado para uma “grande promoção e divulgação do concelho. Negociámos e temos um pré-acordo para, em 2014, receber uma etapa do Rali de Portugal a contar para o Mundial”, disse, acrescentando que “Oliveira do Hospital gosta de automobilismo e tem uma história e uma tradição neste desporto”.

O presidente do Clube Automóvel do Centro, Francisco Fidalgo fez um “balanço positivo” da prova que decorreu “com ritmo bastante vivo”. Apesar da “semana desgastante” em que o concelho e a região foram “fustigados pelos incêndios” mas que não obrigou a nenhuma alteração nos troços, o responsável mostrou-se satisfeito porque a prova “correu acima do que estávamos à espera. Oliveira do Hospital está de parabéns, assim como os patrocinadores, que em tempo de crise nos ajudaram a minorar os custos duma prova que tem gastos elevados”. Adiantando que vai começar em breve a trabalhar na realização da próxima edição, Fidalgo salientou ainda a adesão do público durante a realização do Rali Oliveira do Hospital – “vê-se muita gente a assistir. Na super especial estavam milhares de pessoas, e por isso acho que é uma aposta ganha”.