terça, 13 dezembro 2022 14:51

Orçamento Participativo Jovem: votação online nas propostas de 16 a 23 de dezembro

Vai decorrer de 16 a 23 de dezembro, o período de votação online nas propostas apresentadas ao Orçamento Participativo Jovem, uma iniciativa da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital em parceria com o Conselho Municipal da Juventude. Com esta iniciativa, o Município procura alicerçar um modelo de gestão autárquica mais participada e informada com vista à definição de prioridades no investimento municipal.

Na edição deste ano, encontram-se a votação oito candidaturas sendo que uma das novidades apresentadas é a possibilidade de votação mista: online no site próprio e em formato presencial que decorreu, nestes últimos dias, nas escolas do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), na Eptoliva e na ESTGOH.

A saber: 14 de dezembro no AEOH (9H45 às 12H45); e na Eptoliva (15H às 17H); 15 de dezembro na ESTGOH (9H30 às 13H) e na Eptoliva (15H às 17H); dia 16 de dezembro no AEOH (9H45 às 12H45).

O Orçamento Participativo Jovem é um processo de consulta direta aos cidadãos mais jovens conferindo-lhes a oportunidade de identificar e propor projetos que considerem de interesse para o concelho.

Podem participar na votação os cidadãos que tenham idades compreendidas entre os 16 e os 35 anos de idade que sejam trabalhadores, estudantes, residentes ou naturais do concelho de Oliveira do Hospital.

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital afetou ao Orçamento Participativo Jovem o valor de 10 mil euros, de acordo com o Orçamento Municipal, sendo que era necessário que as propostas de investimento se enquadrassem nas áreas das atribuições do município.

Assim, durante o período acima referido, podem votar numa das seguintes candidaturas – através do site: http://www.oliveiradigital.net/opj/ – onde se encontra a informação relativa às propostas bem como o formulário de votação:

Proposta n.º 1 – “Dar Vida à Escola” – Criação de um espaço multifuncional para eventos – Requalificação e remodelação do edifício da Escola Primária - Chamusca da Beira;
Proposta n.º 2 – Aquisição de equipamentos de socorro e equipamento para veículo de desencarceramento – AHBV de Lagares da Beira;
Proposta n.º 3 – Criar e desenvolver um parque de bicicletas com o objetivo de promover a mobilidade suave e sustentável – Eptoliva;
Proposta n.º 4 – Criação de um mural em grafiti alusivo ao incêndio de 17 de outubro de 2017 – Associação Juvenil dos BVOH;
Proposta n.º 5 – Aquisição de equipamento para o incremento da prática desportiva, aumento da performance dos atletas e apoio ao desenvolvimento de iniciativas de intercâmbio com outros praticantes da modalidade – Associação Desportiva OH Sports;
Proposta n.º 6 – Campo de Teqball -  Futebol Clube de Oliveira do Hospital/ Estádio Municipal;
Proposta n.º 7 – Remodelação do “Bar da Associação” – Associação dos Amigos da Lageosa;
Proposta n.º 8 – Colocação de painéis solares fotovoltaicos nas instalações da UPCS – União Progressiva de Chão Sobral.