quarta, 07 dezembro 2022 16:45

Município de Oliveira do Hospital manifesta pesar pelo falecimento de Maria do Patrocínio Nunes

Foi com profunda tristeza que o Município de Oliveira do Hospital tomou conhecimento do falecimento de Maria do Patrocínio Nunes, carinhosamente tratada por “Tia China”.

Galardoada em 2017 pelo Município de Oliveira do Hospital com a Medalha de Mérito Municipal, Maria do Patrocínio Nunes, nascida em Lourosa a 17 de outubro de 1929,  faleceu ontem, dia 6 de dezembro, aos 93 anos.

Dedicou cerca de meio século da sua vida, quase em exclusividade, a zelar pela Igreja Moçárabe S. Pedro de Lourosa, monumento nacional.

Apelidada como a guardiã do templo, foi uma figura muito respeitada e querida por toda a população e também pelos inúmeros visitantes que ao longo de várias décadas vieram conhecer um dos mais importantes monumentos peninsulares do século X – a Igreja Moçárabe de São Pedro de Lourosa.

A Tia China mantinha-se habitualmente por perto do monumento, estando sempre disponível para cumprir com uma velha tradição de abrir as portas da igreja sempre que os visitantes tocassem o sino por duas vezes.

Esta história foi inúmeras vezes contada na comunicação social local e nacional.

Ao longo dos quase 50 anos de extrema dedicação ao velho templo moçárabe, datado de  912, abriu as portas da igreja e serviu de guia a ministros, presidentes da república e a inúmeras figuras públicas nacionais e internacionais.

O Presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, expressa neste momento, de grande dor e tristeza, em seu nome pessoal e da Câmara Municipal a que preside, o seu profundo pesar, bem como a sua mais sentida solidariedade junto dos familiares e amigos de Maria do Patrocínio Nunes.