terça, 22 novembro 2022 11:33

Novo programa municipal fomenta iniciação ao meio aquático

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital lançou, no dia 21 de novembro, o Programa Municipal de Adaptação ao Meio Aquático, com aulas de natação dirigidas aos alunos do pré-escolar da rede de escolas públicas do concelho, a decorrer todas as semanas nas instalações do Complexo das Piscinas Municipais.

Denominado de “mOHve te a Nadar”, a iniciativa é dinamizada através dos pelouros da Educação e do Desporto, e visa a adaptação das crianças ao meio aquático e a promoção e a adoção de um estilo de vida saudável, através de hábitos de práticas desportivas desde cedo.

Dirigido a todas as crianças do Pré-Escolar que frequentam os estabelecimentos escolares da rede pública do concelho, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, este novo Programa Municipal pretende, assim, promover atividades de natação junto dos mais novos e contribuir de forma significativa para uma aprendizagem organizada.

A melhoria da coordenação motora geral, o bom desenvolvimento físico como elemento contributivo e colaborativo do aumento da autoestima, a melhoria das relações interpessoais e a recuperação e a prevenção de doenças, são outros dos objetivos do Programa.

O “mOHve te a Nadar”, que chega a mais de 240 crianças do concelho de Oliveira do Hospital, arrancou nas Piscinas Municipais, com um grupo de alunos dos Jardins de Infância do Vale do Ferreiro, de Penalva de Alva e de Alvoco das Várzeas, num ato simbólico presenciado pela vereadora responsável pelo pelouro da Educação, Graça Silva, o vereador responsável pelo pelouro do Desporto, Nuno Ribeiro, o diretor-adjunto do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e responsável pelo ensino pré-escolar, Artur Abreu.

O Programa é dinamizado semanalmente pela técnica do Gabinete de Desporto do Município, Rita Firmino, todas as segundas-feiras de manhã, até ao final do ano letivo, com grupos que podem ir até duas dezenas de crianças por aula.

O transporte entre os estabelecimentos de ensino e o Complexo das Piscinas Municipais é assegurado pelo Município de Oliveira do Hospital, com a colaboração dos docentes e dos respetivos auxiliares de ação educativa do respetivo nível de ensino no acompanhamento das crianças.

O Programa mOHve te é uma iniciativa da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, criado em 2014 e dinamizado através do Pelouro do Desporto, com o objetivo de incentivar os Oliveirenses para a adoção de hábitos de vida saudáveis e para o fomento da prática desportiva.

Desde então, são vários os reptos lançados, com inúmeras iniciativas dinamizadas ao longo dos anos, que têm ganho cada vez mais o envolvimento da comunidade e uma participação ativa da população.

O Programa “mOHve te a Nadar” do Município de Oliveira do Hospital, reconhecido enquanto Município Amigo do Desporto, integra agora mais uma das premissas de valorização do mOHve te, de promoção do desporto como um dos principais objetivos de uma vida ativa saudável.

MOHve te. Pratique Desporto. Viva Melhor!