segunda, 17 outubro 2022 13:57

Investimento permite melhoria de condições de alojamento urgente e temporário

O Município de Oliveira do Hospital viu aprovadas candidaturas ao abrigo da “Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário”, que vão permitir a requalificação e a reconstrução total de edifícios municipais, num investimento superior a 860 mil euros.

As três candidaturas foram submetidas em agosto pelo Município de Oliveira do Hospital e resultam de um protocolo com a CIM RC – Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, ao abrigo do Programa 1.º Direito, no âmbito do Investimento RE-CO2-i02, “Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário”, do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência do Governo.

A aprovação destes projetos vai permitir ao Município de Oliveira do Hospital realizar obras de requalificação e a reconstrução total de três edifícios municipais, para apoio a alojamento urgente, imediato e temporário.

Nomeadamente, o Centro de Alojamento Temporário de Travanca de Lagos, que com o resultado da aprovação desta candidatura vê comparticipado todo o valor de investimento necessário para o seu devido funcionamento, de 105.361,07 euros.

Também a candidatura submetida para o Centro de Alojamento Temporário de Ervedal da Beira foi aprovada, com o valor de investimento de 489.632,92 euros a ser comparticipado na sua totalidade.

No mesmo âmbito, os Apartamentos de Transição de Seixo da Beira, cujo valor de investimento das obras a desenvolver é de 265.693,60 euros, recebe de comparticipação 254.055,36 euros.

A Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário tem como objetivo dar resposta, de forma estruturada e transversal, a pessoas que carecem de soluções de alojamento de emergência, por força de acontecimentos excecionais ou imprevisíveis, em situações de risco iminente ou de transição.

De igual modo, dá respostas a pessoas em situações que, pela sua natureza, necessitam de alojamento e de acompanhamento antes de serem encaminhadas para uma solução habitacional definitiva, tendo em vista a sua inclusão social, proteção e autonomização, o combate às desigualdades e a garantia de uma adequada proteção social, face a situações de risco e emergência.

Para o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, com a aprovação destas candidaturas, “cumprimos com o nosso programa de reforçar a capacidade de alojamento de emergência e cumprimos, também, com a elaboração da Estratégia Local de Habitação.

O valor total estimado de investimento para os alojamentos urgentes e temporários de Travanca de Lagos, Ervedal da Beira e Seixo da Beira é de 860.687,59 euros. Os apoios concedidos resultam num total de 849,049,35.

Segundo José Francisco Rolo, “a resposta habitacional é prioritária no país e também é prioritária em Oliveira do Hospital. Agora, o grande objetivo é trabalhar para complementar projetos de habitação a preços acessíveis”.