quinta, 29 setembro 2022 14:06

Câmara Municipal apoia funcionamento dos Jardins de Infância e escolas do 1.º CEB

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, em reunião do executivo de 16 de setembro, aprovou a atribuição do apoio ao funcionamento das Escolas do 1º CEB e Jardins de Infância do concelho, no presente ano letivo 2022/2023. Assim, serão atribuídos 5.713,33 € ao Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital correspondentes à primeira tranche para funcionamento no primeiro período do ano letivo (setembro a dezembro), sendo que no final das aulas terão sido transferidos 17.140 euros.

Esta verba para funcionamento das escolas visa apoiar diferentes áreas como atividades de animação e apoio à família, expediente e limpeza, e subsídios aos alunos. Assim, em cada período são atribuídos 10 euros por aluno do JI e 1.º CEB para atividades da escola como visitas de estudo ou fotocópias, entre outros; 150 euros por JI para atividades de animação e apoio à família, destinando-se a materiais de desgaste e outros a utilizar nas atividades a desenvolver; e 80 euros por sala de JI e 1.º CEB para limpeza e manutenção dos espaços.

A Educação é um dos eixos prioritários da autarquia de Oliveira do Hospital que procura desenvolver ações que fomentem a educação e o ensino e onde tem concretizado um forte investimento nos últimos anos.

A vereadora da Educação, Graça Silva, sublinha com satisfação que se verificou, neste ano letivo, um aumento significativo de alunos a frequentar o pré-escolar e o 1.º CEB nas escolas públicas do concelho.

Note-se que a autarquia tem vindo a concretizar vários investimentos na área da educação, através de diferentes programas e apoios às famílias e à escola pública. São disso exemplo o apoio à aquisição de manuais, fichas de estudo e material escolar; apoio ao funcionamento das atividades de Animação e Componente de Apoio à Família; apoio às Atividades de Verão no pré-escolar e no 1.º CEB; atribuição de bolsas de estudo; disponibilização de transportes gratuitos até ao ensino superior; modernização tecnológica da sala de aula e de equipamentos das tecnologias de informação e comunicação. Bem como o desenvolvimento de programas específicos como o “Fruta Escolar”, “Escola Feliz” e “Escola + Feliz”; o projeto inovador “Ensinar É Voar”; e ainda a aposta em novas ofertas das AEC como a “Oficina do Território”; atividades de Educação Ambiental e do programa de Empreendedorismo nas Escolas.