quinta, 07 julho 2022 11:07

EXPOH 2022 oferece quatro dias vibrantes no Parque do Mandanelho

“Queremos proporcionar quatro dias de boas vibrações a partir do Parque do Mandanelho para a nossa região” resumiu o presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, na conferência de imprensa de apresentação do cartaz da EXPOH de Oliveira do Hospital que está de regresso ao pulmão verde da cidade, entre os dias 28 e 31 de julho.

O evento regressa, após paragem forçada em consequência da pandemia Covid-19, com uma imagem renovada e um novo conceito, mais inovador, que irá proporcionar uma maior diversidade nas iniciativas que complementam os concertos do grande palco.

Sobem ao palco principal: Grupo AF (dia 28); ProfJam (dia 29); Toy (dia 30) e Resistência (dia 31) – quatro concertos que irão ao encontro dos diferentes segmentos de públicos e de preferências musicais.

A oferta musical ocupará também um segundo palco onde as estrelas serão os talentos locais e regionais com interpretações de diferentes sonoridades, desde o jazz, a bossa nova e música portuguesa, entre outros. A pensar no público mais jovem, há uma aposta na animação noturna com conhecidos DJs e, nos dois últimos dias do evento – sábado e domingo –, o parque do Mandanelho abrirá também as portas durante o dia para a realização de mini concertos com estilos de música variados.

Ao nível da gastronomia, e além dos espaços de restauração, o evento contará com uma zona “gourmet”, onde o público poderá degustar alguns dos principais produtos locais de qualidade assim como licores e vinhos do Dão. A EXPOH 2022 terá também uma “street food”, exclusivamente dedicada à chamada comida de rua, um “loungebar” e algumas surpresas gastronómicas.

Com vista a atrair visitantes das mais diversas faixas etárias, o evento abre portas às 13H no fim de semana e oferece várias novidades, como a criação de uma “Kid Zone” dirigida às crianças com múltiplas atividades e uma zona de lazer com atividades radicais e desportivas dirigidas aos jovens. O objetivo é fazer da EXPOH um grande evento para as famílias com atividades e ofertas atraentes que cativem e proporcionem novas experiências no Parque do Mandanelho, aquele que é um grande espaço verde de excelência no centro da cidade.

As novidades não ficam por aqui e como adiantou o presidente José Francisco Rolo, este é um evento que “assume uma forte componente de sustentabilidade e de responsabilidade ambiental” e a organização está empenhada em promover um evento mais verde, com redução da pegada ecológica e da utilização do plástico. Prova disso é “a ‘eco entrada’ que passa pela aquisição de um copo reutilizável, com um custo de dois euros, que garantirá o acesso nos quatro dias da EXPOH”, bastando a sua apresentação.

José Francisco Rolo acredita que “vai ser um ponto de encontro muito interessante para a região” com “bom ambiente para descontrairmos após dois anos de tensão e reclusão devido à pandemia”.

Organizada pela Câmara Municipal e pela ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, com vários parceiros e patrocinadores, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital considera ainda que “é um grande desafio, no atual momento, regressar com a EXPOH. Mas queremos fazê-lo afirmando a marca de Oliveira do Hospital”. Um município que goza de uma centralidade ímpar entre as regiões de Coimbra, de Viseu e da Serra da Estrela – “temos este posicionamento estratégico de centralidade que pode cativar públicos de toda a região envolvente” a quem dirige o convite “Venha e Descubra Oliveira do Hospital” e a EXPOH.