quarta, 15 junho 2022 15:21

Jornadas Europeias destacam arqueologia local

Os tesouros do património arqueológico e os bastidores da arqueologia enquanto ciência estão em destaque nos dias 17, 18 e 19 de junho, em eventos gratuitos a decorrer nas localidades de Lagos da Beira e Bobadela, no âmbito das Jornadas Europeias da Arqueologia, em Oliveira do Hospital.

As JEA - Jornadas Europeias de Arqueologia, evento organizado por meia centena de países europeus, incluindo Portugal, ligam entidades ligadas à arqueologia, que se mobilizam para dar a conhecer ao público o património arqueológico e os bastidores da arqueologia de cada território aderente.

Em Portugal, as JEA são coordenadas pela Direção Geral do Património Cultural. Em Oliveira do Hospital, a iniciativa é, pelo segundo ano consecutivo, dinamizada pelo Centro Interpretativo de Bobadela, numa ação inovadora e original, com vista a sensibilização do público para a riqueza e a diversidade do património arqueológico e cultural local.

No dia 17 de junho, decorre uma Prospeção Arqueológica de Superfície, em Lagos da Beira. No dia 18, uma Oficina de Epigrafia Romana com Decalque de Inscrições, no Centro Interpretativo de Bobadela que acolher, igualmente, no dia 19 de junho uma atividade de Manufatura de Tégulas.

O propósito das ações é sensibilizar a população local e geral para a riqueza local, ajudando, assim, a aumentar a visibilidade da arqueologia e atrair novos públicos, não habituados a visitar os locais onde se pratica a arqueologia.

As atividades a decorrer no concelho de Oliveira do Hospital no âmbito das Jornadas Europeias de Arqueologia são de participação gratuita e destinadas a todos os públicos.

A participação nas iniciativas previstas carece de inscrição, diretamente no Centro Interpretativo de Bobadela ou através do telefone, 238 609 289, ou pelo e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.