domingo, 05 junho 2022 10:45

Dia Mundial do Ambiente: projeto Bio-Bairros — Da Terra à Terra está a ser um sucesso

Assinala-se hoje, 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente que este ano é celebrado com o lema “Uma Só Terra” resgatando o tema da Conferência de Estocolmo de 1972 que cumpre agora o seu 50.º aniversário e onde foi designado o dia para assinalar esta efeméride.

O Município de Oliveira do Hospital associa-se às comemorações lembrando a necessidade de se viver de forma sustentável em harmonia com a natureza, promovendo transformações, a partir de políticas públicas e das escolhas pessoais, rumo a estilos de vida menos poluentes e mais verdes. O planeta é a única casa da humanidade e os seus recursos finitos devem ser preservados por todas/os.

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente damos conta do sucesso que está a ter o “Bio-Bairros — Da Terra à Terra”, um dos mais recentes projetos desenvolvidos pela autarquia, que resulta duma candidatura da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão ao Fundo Ambiental.

O desafio “Compostagem: Eu faço!” lançado pela Câmara Municipal foi aceite por todas as escolas do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, Eptoliva e diversas IPSS, nomeadamente com valência da 1.ª infância, junto das quais foram distribuídos equipamentos destinados à compostagem – 30 compostores bem como baldes adaptados à boa prática da gestão de compostagem. O objetivo é incentivar a valorização de resíduos orgânicos, diminuir os resíduos urbanos biodegradáveis presentes nos resíduos indiferenciados o que tem um impacto direto nas quantidades depositadas em aterro sanitário e na melhoria da qualidade de vida em termos ambientais.

A evolução do desafio “Compostagem: Eu faço!” é acompanhado e monitorizado pelo pelouro do Ambiente, sendo notório o sucesso que tem alcançado bem patente nas práticas desenvolvidas e no envolvimento ativo dos alunos e dos seus professores. São realizadas, nomeadamente, visitas por parte dos técnicos do Ambiente da autarquia que abordam junto do público-alvo a importância da compostagem e dos procedimentos a tomar.

Recorde-se que este é um desafio ao qual a comunidade se pode associar e praticar uma vez que se encontra instalado, desde 2020, um Compostor Comunitário no Parque do Mandanelho onde qualquer cidadã/ão pode depositar os seus resíduos orgânicos que serão transformados em fertilizantes naturais. Colabore para um Meio Ambiente melhor!

Saiba mais: https://www.worldenvironmentday.global/pt-br