sexta, 13 maio 2022 15:54

Dia Internacional dos Museus com programa diferenciado

O Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, é assinalado em Oliveira do Hospital com uma instalação sonora e leituras encenadas no Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva e visitas guiadas gratuitas a outros museus do concelho.

Neste dia, entre as 10h00 e as 18h00, as janelas do Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva abrem-se, de par em par, e delas saem narrativas sonoras sobre a história do museu. Ao som desta instalação juntam-se depoimentos de António Simões Saraiva, antigo autarca oliveirense, falecido no ano passado, e eternizados na voz do próprio.

No interior, as narrativas sonoras ganham forma, através de leituras encenadas, e onde os visitantes, de forma pedagógica, lúdica e divertida, têm a oportunidade de conhecer a história da origem daquele Museu Municipal.

Ao longo do dia, são vários os museus do concelho de Oliveira do Hospital que abrem as portas para assinalar a data, com visitas guiadas gratuitas.

O Centro Interpretativo de Bobadela Romana pode ser visitado entre as 10h00 e as 18h00. Em Meruge, o Museu Etnográfico da freguesia recebe visitas entre as 09h00 e as 17h00 e, em Oliveira do Hospital, a Casa Museu da Fundação Dona Maria Emília Vasconcelos Cabral está aberta ao público, com visitas guiadas gratuitas às 09h30, 12h00 e 17h30.

O Museu do Azeite, em Bobadela, está aberto ao público das 10h00 às 18h00, com visitas guiadas para grupos com número mínimo de 10 pessoas. O preço por visita em grupo a este museu é de 3 euros.

“O Poder dos Museus” é o tema da edição deste ano do Dia Internacional dos Museus, iniciativa da Direção-Geral do Património Cultural e do Conselho Internacional de Museus, à qual o município de Oliveira do Hospital se associa.

As visitas aos museus no âmbito do Dia Internacional dos Museus carece de marcação prévia, até ao dia 17 de maio, através do telefone 238 605 257 ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.