terça, 26 abril 2022 15:34

Cabine no Mandanelho fomenta hábitos de leitura ao ar livre

O Parque do Mandanelho, em Oliveira do Hospital, dispõe desde o dia 21 de abril de um novo equipamento de valorização e incentivo à leitura, com a instalação de uma pequena biblioteca para uso da população de forma gratuita.

“Levar, Doar, Ler, Devolver”. É este o mote da Cabine de Leitura, novo espaço de interesse público do município, recentemente inaugurado no Parque do Mandanelho e que funciona através da dinâmica da troca de livros.

De cor vermelha, funciona como uma microbiblioteca e nasceu do reaproveitamento de uma antiga cabine telefónica para fins pedagógicos e culturais. Um projeto dinamizado pela Fundação Altice e que chegou a Oliveira do Hospital através de uma parceria com a Câmara Municipal.

“O Parque do Mandanelho é um espaço acolhedor e um espaço central. Por isso continuamos a investir na sua valorização. Esse investimento traz projetos como este da cabine da Altice. É um projeto luminoso, que convida à leitura e que traz cultura e memória”, comentou o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, no dia da abertura do espaço ao público.

Num momento em que a autarquia está a finalizar a construção do novo parque verde da cidade, o Parque dos Marmelos, José Francisco Rolo olha para a implementação da Cabine de Leitura num espaço que é “o primeiro e principal pulmão verde da cidade” como “mais um palco para a cultura” à disposição dos Oliveirenses e que representa uma oportunidade da troca de livros entre pares, como “é mais um espaço de convívio” para população de todas as idades.

As obras expostas nas prateleiras, a que todos podem aceder de forma gratuita, têm, para a vereadora da autarquia responsável pelas áreas da Cultura e da Educação, Graça Silva, a intenção do ato da partilha e são também “uma prova de cidadania” por parte da população.

Para Graça Silva este é um “projeto associado a livros e a livros que estão ao acesso de todos”. Deste modo, “o contributo que se pede aqueles que queiram usufruir deste serviço é que tenham o cuidado de zelo e de preservação deste espaço e da sua funcionalidade”, na medida em que “o sucesso desta biblioteca depende muito da cidadania dos seus utilizadores”.

O projeto Cabines de Leitura foi implementado em 2013 e faz parte do Programa de Responsabilidade Social da Fundação Altice. Segundo o diretor Pedro Miguel Marques, “sustenta um dos pilares fundamentais da empresa” de telecomunicações, “o da responsabilidade social e de proximidade com a população”.

O momento da abertura da porta Cabine de Leitura do Parque do Mandanelho foi protagonizado por crianças do Jardim de Infância do Largo da Feira. A iniciativa foi integrada no programa municipal das comemorações dos 48 anos do 25 de Abril de 1974 e no âmbito do Dia Mundial do Livro, a 23 de Abril.

A inauguração do espaço contou ainda com as presenças do vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Nuno Oliveira, o secretário da Assembleia Municipal, Carlos Mendes, o presidente da União de Freguesias de Oliveira do Hospital e São Paio de Gramaços, José Matias, a diretora da Fundação Altice, Ana Estelita e Pedro Miguel Marques.

A Cabine de Leitura do Parque do Mandanelho está aberta todos os dias, das 09h00 às 20h00.