segunda, 30 julho 2012 15:42

ExpOH abriu portas com enchente de público

A ExpOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital, certame de promoção das potencialidades do concelho nas áreas económica, social, cultural e desportiva, abriu portas no dia 28 de Julho e, até dia 5 de Agosto, vai mostrar o “melhor que se faz por cá”.

Marcada por um forte cariz solidário, foi pela mão dos presidentes da Fundação Aurélio Amaro Diniz, da ARCIAL, do Movimento Vida e da Santa Casa da Misericórdia de Galizes que a ExpOH foi oficialmente inaugurada. Com este pequeno gesto, o município deu o destaque merecido às associações e instituições de solidariedade social concelhias, representadas nestas quatro instituições, que são também parceiras na onda solidária que se pretende promover em ano de ExpoSolidária.

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, enquanto promotora desta mostra regional, continua a perseguir o objetivo de melhorar a ExpOH para fazer dela “um grande evento”, como declarou José Carlos Alexandrino, relembrando no entanto que as dificuldades e a quebra de receitas que o Município tem vindo a sofrer obrigarão a “fazer reajustamentos”, até porque “enquanto houver pessoas com dificuldades, a Câmara dará resposta nem que tenha de sacrificar algumas obras”.

Satisfeito pela forte presença das IPSS entre os 130 expositores, a que se juntam as associações culturais e recreativas que, a par do tecido empresarial e industrial concelhio, divulgam o seu trabalho, o autarca entende que se torna necessário “fazer um reajustamento da feira”.

“A ExpOH tem de dar um salto qualitativo” anunciou José Carlos Alexandrino, que pretende ver, nas edições futuras, a presença das indústrias têxteis, “que fazem um grande trabalho e com qualidade reconhecida no mundo”, bem como outras áreas económicas importantes no concelho, como o setor das carnes. Para isto ser possível “temos de fazer algumas mudanças, porque estas empresas precisam de condições próprias” e nesse sentido, adiantou que continuará a ser discutida a melhor forma para concretizar este desejo.

Com um programa repleto de bons motivos para uma presença assídua dos oliveirenses e visitantes ao longo dos nove dias de duração, o presidente do município desafiou o público a estar presente também ao longo da tarde do dia do encerramento, a 5 de agosto, para assistir ao vivo à emissão do programa televisivo da TVI “Somos Portugal” que “vai levar Oliveira do Hospital às pessoas que são deste concelho e estão espalhadas pelo mundo”.

Também António Lopes, enquanto presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, quis deixar “uma palavra de reconhecimento ao município e executivo, que apesar dos tempos que correm, continua a insistir para que a crise seja esbatida, apesar de todos os malefícios que traz. Oliveira do Hospital sempre foi um concelho de empreendedores e espero que continue nessa linha”, afirmou o também empresário que desejou “que a feira seja um êxito e a semana seja um momento de convívio entre todos”.

Em representação do Núcleo Empresarial das Beiras, Fernando Tavares Pereira considerou a feira “um marco de Oliveira do Hospital no desenvolvimento e no apoio às empresas, desde a indústria ao comércio e aos serviços. Os empresários têm aproveitado a feira para divulgar os seus produtos”, acrescentou.

No primeiro dia de funcionamento a ExpOH registou uma enorme afluência de visitantes, com mais de seis mil pagantes a assistir ao concerto do cantor Leandro, responsável pelo concerto inaugural do certame.

No segundo dia da Feira Regional, o cartaz foi complementado com o III Encontro de Concertinas OHP, que cativou a atenção de muitos apreciadores. À noite, uma deslumbrante moldura humana voltou a preencher o Parque do Mandanelho para assistir ao concerto do grupo Função Públika.

O certame prossegue, até 5 de agosto, com vários concertos – Noite de Fados, Alta Frequência, Mickael Carreira, Expensive Soul e a final de Soltem Talentos, com Sandra Pereira – e atividades de caráter solidário como o desfile da Gala Social (30 de julho), durante o qual será feito uma recolha de bens alimentares, e a recolha de potenciais dadores de medula óssea e novos dadores de sangue, iniciativa do Movimento Vida que se repetirá no próximo domingo.