terça, 16 novembro 2021 16:46

Nota de pesar pelo falecimento do Coronel Rui Borges Santos Silva

É com grande pesar que o Município de Oliveira do Hospital, pela voz do Presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, lamenta o falecimento do Coronel Rui Borges Santos Silva e apresenta as suas mais sentidas condolências à família e amigos.

Rui Borges Santos Silva, agraciado no dia 7 de Outubro de 2004 com a Medalha de Mérito Municipal, pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, nasceu a 27 de Fevereiro, na Freguesia de Lagares da Beira.

Licenciado em Ciências Militares, Rui Borges Santos Silva esteve desde muito novo ligado à carreira militar.

Neste momento de infortúnio, importa lembrar a sua participação ativa na revolução de 25 de Abril de 1974, tendo aderido ao designado Movimento dos Capitães.

Comandou o Esquadrão de Reconhecimento que tinha como finalidade a tomada e ocupação do Terreiro do Paço, em Lisboa.

O relatório da operação “Fim de Regime” de Salgueiro Maia e de todos aqueles que fizeram parte das forças operacionais, testemunha a forma participativa mas isenta como contribuiu para o êxito desse dia.

A 30 de janeiro de 2006, Rui Borges Santos Silva foi condecorado pelo Presidente da República Portuguesa, Jorge Fernando Branco de Sampaio, com o "Grau de Grande-Oficial da Ordem da Liberdade", tendo doado a insígnia à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.