sexta, 12 novembro 2021 11:58

“Creactivity Bus” estacionou em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital recebeu esta semana, entre 8 e 12 de novembro, o “Creactivity Bus” – um espaço concebido para despertar o engenho, a destreza e a criatividade das crianças – através de uma parceria estabelecida entre o Município de Oliveira do Hospital e a Fundação “La Caixa”.

Trata-se de um projeto itinerante que tem como objetivo fomentar a conceção e o desenvolvimento de soluções originais para problemas simples. Os alunos participaram em workshops com materiais do dia-a-dia e com ferramentas de baixa e alta tecnologia para dar vida às suas próprias ideias

A atividade é dirigida a crianças entre os 6 e os 16 anos, e é desenvolvida num autocarro que se converte numa unidade móvel que dispõe de uma plataforma automática de elevação que permite o acesso a pessoas com mobilidade reduzida, equipado com bancos, mesas de trabalho e diversas provas preparadas para os alunos onde se pratica a arte de pensar com as mãos, com elementos idealizados para impulsionar a criatividade, o espírito empreendedor, a coordenação e reflexão.

Estacionado junto da sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, o “Creactivity Bus” recebeu a visita das diversas turmas inscritas que participaram nas sessões desafiadoras com a duração de 1 hora, havendo entre cada sessão 15 minutos para higienização do local (desinfeção e arejamento do autocarro).

Inscreveram-se para participar os alunos do 3º, 4º, 5º e 6º anos num total de 647 alunos, do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, que por estes dias se envolveram em diversos jogos que os preparam para enfrentar novos desafios de forma criativa. Naquele espaço interativo que fomenta a arte de pensar com as mãos, as crianças exploram materiais, definem objetivos, provam, testam e partilham. O “Creactivity” está dividido em quatro áreas, Mecânica, Vento, Eletricidade e Luz e, em cada uma delas as crianças podem usufruir de diferentes experiências que envolvem a ciência, a tecnologia, a engenharia, a arte e a matemática.

O “Creactivity Bus” é uma iniciativa no âmbito do EduCaixa, programa que engloba toda a oferta educativa do BPI e da Fundação ”la Caixa”, e a sua presença em Oliveira do Hospital resulta de uma parceria destas entidades com a Câmara Municipal e com as escolas envolvidas.