terça, 19 outubro 2021 10:21

Município de Oliveira do Hospital distribui fruta aos alunos para uma “Escola + Saudável”

O Município de Oliveira do Hospital vai oferecer fruta, ao longo do ano letivo 2021/22, a todos os alunos do pré-escolar e do 1.º CEB do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AOH).

A iniciativa vai abranger 804 crianças e é dinamizada no âmbito do Regime de Fruta Escolar que a autarquia tem vindo a implementar nos últimos anos. Trata-se de um dos programas ancorados no projeto “Escola + Saudável” desenvolvido pela autarquia e que visa a promoção de hábitos de alimentação saudável.

A primeira entrega aconteceu esta segunda-feira – em jeito simbólico de comemoração do Dia Mundial da Alimentação, que se assinalou a 16 de outubro – junto dos alunos que frequentam o pré-escolar e o 1.º CEB em São Paio de Gramaços com a presença do presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, e da vereadora da Educação, Graça Silva, acompanhados pelo diretor do AEOH, Carlos Carvalheira e o seu diretor Adjunto, Artur Abreu.

Os responsáveis registaram com agrado a satisfação dos mais novos com este projeto que lhes faculta o acesso a fruta variada ao longo do ano letivo, incutindo-lhes naturalmente hábitos de alimentação saudáveis e adequados à sua faixa etária. É também por isso que, além da “Fruta Escolar”, a autarquia fomenta outras iniciativas ancoradas no projeto “Escola + Saudável” que lançou há três anos com a parceria de várias entidades locais, como a UCC Pinheiro dos Abraços. São exemplos: a “Refeição diária saudável”, o “Lanche Saudável”, “Os Heróis da Fruta” (APCOI), e “Os Super Saudáveis” (Liga Portuguesa Contra o Cancro).

Através do Regime de Fruta Escolar será distribuída uma peça de fruta a cada aluno, duas vezes por semana ao longo de todo o presente ano letivo 2021/2022 representando um investimento da autarquia de 7.718,40 euros, consciente da importância da inclusão da fruta na dieta alimentar dos alunos que frequentam os estabelecimentos de ensino do nosso concelho.

De referir que o Regime de Fruta Escolar visa a distribuição gratuita de frutas e produtos hortícolas nos estabelecimentos de ensino público do município, com o objetivo de promover a educação alimentar, a aquisição de hábitos de alimentação saudáveis, a adoção de uma dieta equilibrada entre as crianças, conseguindo assim alterar os seus hábitos alimentares e a redução da obesidade infantil.

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital volta a aderir a esta iniciativa, que tem implementado nos anos letivos anteriores, procurando contribuir para uma educação alimentar e da saúde em contexto escolar, um veículo privilegiado para a promoção de hábitos alimentares saudáveis capacitando as crianças e as suas famílias para a adoção de competências que incrementem o consumo de fruta em substituição dos lanches de fraca qualidade alimentar.