quarta, 06 outubro 2021 12:44

Feriado Municipal de Oliveira do Hospital com presença do Ministro das Infraestruturas

Oliveira do Hospital comemora esta quinta-feira, dia 7 de outubro, o seu Feriado Municipal com a presença do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, que será recebido às 10H00 junto dos Paços do Município.

As comemorações prosseguem depois com a realização da sessão solene comemorativa, no salão nobre dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, durante a qual serão entregues os galardões municipais a cidadãos e entidades cujo prestígio, cargo ou ação são merecedoras da distinção.
Este ano, são distinguidos com a Medalha de Mérito Municipal: António Pires Almeida, fundador do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital; Armazéns de Mercearia A. Monteiro S.A, uma das empresas mais antigas de Oliveira do Hospital.; Casa do Povo de Nogueira do Cravo, associação local com fins sociais e culturais; Grupo IG (Irmãos Gonçalves), grupo de empresas criado em Oliveira do Hospital em 1989 pelos irmãos Rui Gonçalves e Carlos Gonçalves; e Mário Fernando Ramos Brito, dirigente do Futebol Clube de Oliveira do Hospital e empresário.
Na sessão serão ainda entregues os Diplomas de Reconhecimento/Promoção Escolar aos alunos do concelho que se destacaram no ensino secundário, profissional e superior, no ano letivo 2020/2021.

Ainda no mesmo dia, às 17H00, no âmbito do Projeto de programação cultural em rede “Tradição da Serra ao Mar”, Oliveira do Hospital será palco de um concerto com Daniel Pereira Cristo, um dos novos valores da música tradicional portuguesa, no Largo Ribeiro do Amaral. O evento é gratuito mas carece de levantamento de bilhetes que se encontram disponíveis no Balcão Único da CMOH, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital ou on-line em https://cm-oliveiradohospital.bol.pt/
Músico, cantautor e multi-instrumentista, Daniel Pereira Cristo tem uma vida inteira dedicada aos sons, concertos por Portugal e pelo Mundo com as bandas por onde passou, e uma forte paixão pela música de raiz e pelos instrumentos tradicionais portugueses, que o levaram a lançar-se em nome próprio com o álbum “Cavaquinho Cantado”. O rigor e novidade nas sonoridades, que partem das raízes mas que apontam à world music de forma fresca e libertadora, não têm deixado ninguém indiferente ao músico que se apresenta agora em Oliveira do Hospital com este espetáculo de valorização do cavaquinho.

As comemorações do Feriado Municipal incluíram outras inciativas realizadas nos últimos dias. A saber: celebração do Dia Mundial da Música (1 de outubro); o espetáculo “Re-Existir” de dança contemporânea, performance, poesia e música na Bobadela, no âmbito da programação Coimbra Região de Cultura; a exposição de Evocação à Implantação da República na receção do edifício da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital; a apresentação do livro “As aves não têm céu” de Ricardo Fonseca Mota na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital; e o Encontro de Concertinas da Pastorícia, em Vila Franca da Beira que reuniu a música às exposições e ao filme documental, projeto da A.C.O.A. - Associação Cultural Os Oliveirenses & Amigos de Oliveira do Hospital, com a parceria do MOH, e financiado pelo Programa de Apoio à Ação Cultural – PAAC+, da Direção Regional de Cultura do Centro.