terça, 14 setembro 2021 13:50

Oliveira do Hospital distingue cidadãos e entidades no seu Feriado Municipal

O Município de Oliveira do Hospital vai homenagear no seu Feriado Municipal, dia 7 de outubro, um conjunto de cidadãos e entidades com a Medalha de Mérito Municipal. A proposta dos nomes, que pelo seu prestígio, cargo ou ação são merecedoras da distinção, foi aprovada por unanimidade na reunião da Câmara Municipal, e ratificada pela Assembleia Municipal realizada na sexta-feira, dia 10 de setembro que a aprovou por maioria.

Assim, serão distinguidos António Pires Almeida; Armazéns de Mercearia A. Monteiro S.A,; Casa do Povo de Nogueira do Cravo; Grupo IG (Irmãos Gonçalves); e Mário Fernando Ramos Brito.

António Pires Almeida foi fundador do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital,  em 18 de Abril de 1974,  e membro dos órgãos sociais durante várias décadas de um clube que, nos seus primórdios, teve como  “finalidade principal divulgar e pôr em execução ideias inerentes à prática salutar da caça e da pesca”.

Fundada em Setembro de 1966 por António Mendes Monteiro, a empresa Armazéns de Mercearia A. Monteiro S.A. é uma das mais antigas de Oliveira do Hospital. O negócio da empresa – com 33 colaboradores ao seu serviço – centra-se essencialmente na comercialização de produtos alimentares, desenvolvendo a sua atividade comercial na zona centro.

A Casa do Povo de Nogueira do Cravo, fundada em 15 de setembro de 1934, foi desde a sua fundação uma instituição de enorme importância para Nogueira do Cravo, servindo como embrião para todas as restantes coletividades daquela localidade. É uma associação local com fins sociais e culturais que se destina a colaborar no desenvolvimento económico-social e cultural da comunidade e dinamização da terra de todos os nogueirenses.

O Grupo IG (Irmãos Gonçalves) é um grupo de empresas criado em Oliveira do Hospital em 1989 pelos irmãos Rui Gonçalves e Carlos Gonçalves. Com o seu centro de atividade em Oliveira do Hospital, o espírito empreendedor dos seus mentores ao longo de mais de 30 anos levou-os a investir e operar em diversas áreas de negócio, com mais de 70 postos de trabalho diretos: Supermercados, Comércio de combustíveis, Comércio de eletrodomésticos, Apoio social a idosos, Hotelaria, Atividade imobiliária, e Serviços de administração.

Mário Fernando Ramos Brito é Presidente da Direção do Futebol Clube de Oliveira do Hospital, clube ao qual se encontra ligado desde muito jovem. Ao longo da sua vida participou assiduamente nos órgãos sociais do clube, revelando-se como um dos seus principais dinamizadores. É empresário e CEO  da Davion, uma empresa que tem vindo a produzir e comercializar há mais de 60 anos, vestuário masculino num negócio familiar, atualmente gerido pela 3ª geração.

A entrega das Medalhas de Mérito Municipal acontecerá durante a cerimónia comemorativa do Feriado Municipal no próximo dia 7 de outubro de 2021.