segunda, 19 julho 2021 16:55

Município de Oliveira do Hospital dinamiza projeto “Verão+Feliz”

Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Oliveira do Hospital e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) estão a dinamizar o projeto “verão+Feliz” que constitui mais uma atividade complementar oferecida no âmbito do projeto Escola+Feliz, que tem vindo a acompanhar os alunos durante o ano letivo, com atividades suplementares à oferta curricular.

O “verão+Feliz”, que está a ser levado a cabo em parceria com o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, pretende ser, ainda neste contexto de pandemia, um apoio às crianças e às famílias após mais um ano letivo que voltou a ser marcado por confinamentos e aulas não presenciais, e que proporcionará momentos de socialização e de brincadeiras tão necessárias ao desenvolvimentos nestas faixas etárias.

A aposta do município nestes projetos assenta sobretudo na determinação de proporcionar uma oferta de lazer, com orientação pedagógica, e que são dinamizadas por uma equipa multidisciplinar e pelo serviço educativo das bibliotecas municipais de Oliveira do Hospital, dando desta forma mais um contributo para a consolidação das competências adquiridas pelas crianças em período de aulas.

As atividades, no âmbito deste projeto, são dinamizadas por uma equipa multidisciplinar e pelo serviço educativo das bibliotecas municipais de Oliveira do Hospital. Leitura e atividades lúdico-pedagógicas através do projeto “Histórias Daqui p'rá Colá” da Rede de Bibliotecas, atividades físicas, expressão musical, sensibilização cívica, idas à piscina são alguns dos exemplos das iniciativas que são promovidas ao abrigo do “verão+Feliz”.

De salientar que na próxima semana, o dia 22 de julho será inteiramente dedicado ao Ambiente com o desenvolvimento de iniciativas de educação ambiental, na praia fluvial de Alvoco das Várzeas, com a participação do projeto ClimAgir da CIM Região de Coimbra, da Associação Bandeira Azul, e do pelouro do Ambiente da Câmara Municipal.

E no dia seguinte, 23 de julho, integrado na candidatura intermunicipal “Viver os Rios” que junta os municípios de Góis, Oliveira do Hospital e Penacova, será promovida uma ação de sensibilização ambiental, com recolha de lixo na Praia Fluvial de São Sebastião da Feira e que contará com o contributo das crianças participantes no “verão+Feliz”.

As atividades iniciaram-se a 12 de junho e terminam a 28 de Julho, encontrando-se a decorrer durante todos os dias da semana nos espaços das CAF – Componente de Apoio à Família e das AAAF – Atividade de Animação de Apoio à Família do Município de Oliveira do Hospital.

É de referir ainda que o projeto “Histórias Daqui p'rá Colá” do serviço educativo das bibliotecas municipais de Oliveira do Hospital será levado, entre os dias 29 de julho e 3 de agosto à Arcial e às IPSS, procurando assim abranger todas as crianças e jovens.