quarta, 14 julho 2021 16:41

Bandeira Azul e Praia Acessível nas praias fluviais de Oliveira do Hospital

As cerimónias do hastear da Bandeira Praia Azul e da Bandeira Praia Acessível marcaram o início da época balnear no Município de Oliveira do Hospital. As quatro praias fluviais do concelho vêm assim reconhecida a excelência dos espaços - Alvoco de Várzeas ostenta, pelo oitavo ano consecutivo, a Bandeira Azul e a Bandeira “Praia Acessível, Praia para Todos”; já S. Sebastião da Feira, S. Gião e Avô ostentam a Bandeira “Praia Acessível, Praia para Todos”.

Reconhecimentos por parte de entidades externas e que são, também, um convite dirigido aos turistas e visitantes para que visitem e usufruam dos espaços das praias fluviais do concelho, que integram as redes Aldeias de Montanha e Aldeias do Xisto, como sublinham os presidentes das respetivas Juntas de Freguesia.

O Município de Oliveira do Hospital tem vindo a desenvolver, nos últimos anos, um trabalho contínuo na qualificação das zonas balneares de Oliveira do Hospital, quer seja em termos do controlo de qualidade das águas, da segurança e acessibilidade dos banhistas como também, na melhoria das estruturas de acolhimento e ainda na aposta promocional.

Como assinala o vice-presidente da autarquia e vereador do Turismo, José Francisco Rolo, a época balnear foi preparada, atendendo à pandemia que vivemos, cumprindo as regras necessárias com rigor. “Haverá um grande fluxo de turistas e visitantes as estes destinos de Montanha, espera-se um verão em cheio no vale do Alva e do Alvoco, e é importante que tenhamos as infraestruturas balneares com todas as condições”, afirma dando como exemplo a água de qualidade, as boas condições para acolhimento dos banhistas e regras de segurança definidas.

“Queremos proporcionar aos residentes e a quem nos visita, um verão seguro. Que possam visitar as nossas praias e o nosso património, com as condicionantes da pandemia mas em segurança”, acrescenta o responsável pelo pelouro do Turismo da autarquia oliveirense.

A expetativa é que “todos possamos desfrutar da paisagem, da qualidade do alojamento, da restauração e dos percursos, das condições de cada uma das nossas praias fluviais, seja ao longo do Alvôco seja do Alva, tem para oferecer. Isto é investir em turismo, é investir em marca e produto turístico, é valorizar as nossas comunidades”, acrescenta José Francisco Rolo.

No seu conjunto, as quatro praias fluviais do concelho permitem uma lotação de 760 lugares em areal, sendo que tal como no ano transato os banhistas, antes de ir à praia, devem verificar a afluência da mesma consultando a app InfoPraia (http://infopraia.apambiente.pt) para perceber o grau de ocupação da mesma. No local, tendo em conta o contexto epidemiológico que se atravessa da Covid-19, é obrigatório o cumprimento de todas as regras definidas para ocupação e utilização das praias, garantindo assim a fruição de uma época balnear em segurança.

Município de Oliveira do Hospital, 9 de julho de 2021