terça, 22 dezembro 2020 16:11

Município de Oliveira do Hospital apoia famílias com Complemento Alimentar Natalício

O Município de Oliveira do Hospital apoia, uma vez mais nesta quadra natalícia, as famílias carenciadas do concelho com a atribuição do “Complemento Alimentar Natalício”.

À semelhança dos anos transatos, este apoio é concretizado através da entrega de vales de compra com o objetivo garantir que as famílias beneficiárias terão uma ceia de Natal condigna e com os produtos tradicionais a ela associados.

Desta forma, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital volta assim a proporcionar uma quadra festiva mais reconfortante a 142 famílias, num total de 343 pessoas e das quais 81 são crianças, que recebem este complemento.

Trata-se de famílias que têm vindo a ser beneficiárias do programa de apoio do Banco de Recursos Sociais de Oliveira do Hospital durante o ano, e acompanhadas pelo Gabinete de Ação Social e Saúde da autarquia e pela Rede Social concelhia.

Refira-se que esta ajuda é proporcionada sob a forma de vales de compra, medida adotada desde 2012, que podem ser trocados pelos géneros alimentares, essenciais para uma ceia de Natal, nos estabelecimentos do comércio tradicional aderentes na sede de concelho e freguesias.

Os vales são de valores entre os 30 e os 100 euros, consoante a dimensão do agregado familiar – representando um apoio da autarquia superior a cinco mil euros.

Com esta iniciativa, em sintonia com uma política de proximidade e acompanhamento às famílias mais carenciadas do concelho, o Município de Oliveira do Hospital presta uma essencial ajuda aos agregados familiares em situação de maior fragilidade social e económica.

Simultaneamente é dado um estímulo à aquisição de bens e produtos nos estabelecimentos comerciais do concelho onde os vales podem ser descontados, contribuindo por um lado para o equilíbrio financeiro e por outro, apoiando solidariamente o comércio tradicional.

José Francisco Rolo, vereador do pelouro da Solidariedade e Ação Social, reforça que ao longo do ano o Município de Oliveira do Hospital “acompanha e apoia as famílias mais carenciadas ou em situação de fragilidade temporária.

Esta iniciativa de Natal vem substituir os tradicionais cabazes de Natal, dando mais dignidade aos apoios às famílias, permitindo que cada uma elabore o seu próprio cabaz de natal – é solidariedade social de braço dado com responsabilidade social, para alimentar o espírito de partilha associado a esta quadra festiva”.

Recordamos que o Banco de Recursos Sociais de Oliveira do Hospital apoia famílias fragilizadas, referenciadas pelos técnicos de Ação Social concelhios, através da entrega de bens alimentares e de outros, como vestuário, calçado, mobiliário, eletrodomésticos ou brinquedos.

Uma estrutura com a qual, qualquer cidadão pode colaborar entregando bens alimentares, nomeadamente durante as campanhas específicas de recolha, ou outros bens diversos, dos quais já não necessite e se encontrem em bom estado de conservação a fim de serem utilizados por quem mais precisa.